terça-feira, janeiro 02, 2007

Perspectivas 2007: o que esperar da tevê aberta

O fim de 2006 foi marcado pelas tradicionais retrospectivas do ano. Os programas mais marcantes da tevê aberta brasileira estamparam páginas de jornais e revistas. Também não faltaram sites e blogs destacando os melhores e piores da televisão. Como, para nós, do Tevê Aberta, o mais importante é o que virá, e não o que passou, preparamos uma lista com as atrações que devem chamar a atenção do grande público em 2007. Que tal esquecer as tais retrospectivas e conferir as perspectivas para o ano na telinha?

Uma das principais apostas da Globo estréia hoje à noite: Amazônia. Na emissora, a minissérie de Glória Perez tem recebido cuidados dignos de superprodução. Cada um de seus 48 episódios custará cerca de R$ 400 mil, o dobro de um capítulo de novela. Soma final: em toda a produção serão gastos aproximadamente R$ 20 milhões. Além disso, o canal convocou 200 atores, metade de seu elenco fixo, para participar da minissérie. Misturando ficção e realidade, Amazônia contará a história do Acre de 1899 a 1980. A história começará com as guerras entre bolivianos e brasileiros pela posse da região e terminará no assassinato do seringueiro Chico Mendes.

Outra menina-dos-olhos da Globo é a microssérie A Pedra do Reino, prevista para ir ao ar entre os dias 12 e 16 de junho. A atração se baseia no livro Romance D'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, do escritor paraibano Ariano Suassuna. As filmagens (em película), comandadas por Luiz Fernando Carvalho, já começaram. Para quem não se lembra, Carvalho foi o grande responsável pelo sucesso de Hoje é Dia de Maria, indicada ao Emmy Internacional. Para A Pedra do Reino, o diretor promete detalhes artesanais, como máscaras feitas por artesãos do Nordeste.

Outros programas da emissora que devem fazer sucesso em 2007 são a sétima edição do Big Brother Brasil, que começa no dia 9; a provável segunda temporada da série Antônia; a novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga, próxima da faixa das 21h; e a transmissão dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em julho. Na outra ponta, podem sair do ar Carga Pesada, que daria lugar a Os Amadores; e Linha Direta, para a entrada de Por Toda a Minha Vida. O cansado Domingão do Faustão continuará a apelar para formatos estrangeiros, estreando o Circo dos Famosos e explorando mais edições da Dança no Gelo e dos Famosos. Alguém ainda agüenta?

O Pan também é aposta da Record e da Band. A segunda, aliás, voltou a dedicar a maior fatia de seus investimentos ao esporte e reservará grande parte de sua grade de programação ao setor neste ano. Além dos Jogos Pan-Americanos, o canal exibirá — junto com a Globo — os campeonatos Paulista e Brasileiro e as copas do Brasil e Sul-Americana de futebol. Com Paixões Proibidas registrando audiência abaixo do esperado, é difícil prever se a Band manterá seu núcleo de teledramaturgia. Em caso positivo, deve mirar novamente no público infanto-juvenil, produzindo uma novela semelhante à bem-sucedida Floribella.

No sentido contrário, a Record planeja fortalecer sua produção de novelas, já que perdeu os direitos de transmissão dos campeonatos nacionais de futebol para a Band. Todas as fichas estão sendo depositadas em Destino, título provisório da próxima novela da faixa das 22h do canal. Isso porque o autor da trama será Tiago Santiago, o mesmo que conseguiu abocanhar parte da audiência da Globo com Prova de Amor. A emissora também estreará dois reality shows: O Aprendiz 4 - O sócio, em que Roberto Justus procurará um sócio, em vez de um funcionário; e a versão brasileira de The Simple Life, com Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro vivendo sem luxo. A conferir.

Os programas de realidade também devem ser os destaques de 2007 do SBT, entre eles a segunda temporada de Ídolos, em março, e a terceira de Supernanny. A rede de Sílvio Santos ainda levará ao ar, provavelmente em março, uma regravação da novela mexicana Maria Mercedes, com Bárbara Paz no papel principal. Caso a trama registre boa audiência, abrirá espaço para a produção das outras duas partes da trilogia sobre a vida da jovem e pobre Maria: Marimar e Maria do Bairro. Outras prováveis novidades são o SBT Realidade, programa semanal de reportagens idealizado por Ana Paula Padrão; e o Dançando com as Estrelas da Dança. "Prováveis" porque tudo pode mudar, dependendo do humor do "patrão".

Na RedeTV, o clima é de "mais do mesmo". Sem fôlego (leia-se dinheiro e vontade) para bancar produções novas e criativas, o canal seguirá preenchendo sua grade de programação com atrações velhas e popularescas. Esperamos que bons ventos mudem o rumo da emissora e da tevê aberta em geral, trazendo programas de qualidade, que respeitem a inteligência do espectador. Um bom 2007 a todos!

0 comentários: