O diretor Luiz Fernando Carvalho tem um tesouro em sua mãos: foi a ele que o escritor paraibano Ariano Suassuna (foto ao lado) entregou o desfecho do livro Romance D'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, lançado em 1971. É que Carvalho, responsável pelo sucesso de Hoje É Dia de Maria, está preparando uma microssérie para a Globo baseada na trama. Como o original deixa os finais dos personagens em aberto, Suassuna se dispôs a concluir a história.

O livro A Pedra do Reino reúne elementos de teatro, prosa, poesia e artes plásticas e mistura a cultura caboclo-sertaneja nordestina com as tradições do mundo ibérico (Portugal e Espanha). A microssérie seguirá o estilo de Hoje É Dia de Maria, com detalhes artesanais, como máscaras feitas por artesãos do Nordeste. Luiz Fernando Carvalho filmará em película, a partir do final deste mês.

O diretor (foto ao lado) já está ensaiando com o elenco — formado quase que integralmente por atores desconhecidos, com exceção de Cacá Carvalho, o Jamanta de Belíssima — em Taperoá, no sertão da Paraíba. O programa irá ao ar entre os dias 12 e 16 de junho de 2007, em comemoração aos 80 anos do autor de Auto da Compadecida, entre outras importantes obras.

Com informações do colunista Daniel Castro, da Folha de São Paulo

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito q ele deva fazer um excelente trabalho igual ao q fez em Hoje é dia de Maria. Fiquei impressionada com a atitude do Ariano Suassuna, incrível.

Unknown disse...

sim a globo olha para a riqueza cultural do nordeste...nem que seja em uma microsérie!

Anônimo disse...

Pois é, Felipe. O nordestino vem ganhando aos poucos seu espaço na TV, porém, antes tarde do que nunca!