O evento promovido pela Globo para apresentar sua nova programação [leia aqui] — na terça-feira, em São Paulo — também serviu para reafirmar a superioridade que tem em relação às redes concorrentes. O diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva [foto ao lado], destacou que a emissora é campeã de audiência em todos os gêneros e em todas as regiões brasileiras. "Isso significa que mantemos a preferência do telespectador qualquer que seja o programa", analisou.

Anco citou números impressionantes. Por exemplo? Num ranking com os 30 programas mais assistidos no Brasil, a Globo ocupa todas as posições. Na medição nacional minuto a minuto, se mantém 98% do tempo na liderança e apenas 2% empatado com a segunda colocada — que nem sempre é o mesmo canal. A frase, claro, fazia referência à disputa entre SBT e Record. O diretor aproveitou a oportunidade para criticar a emissora do bispo Edir Macedo, cujo slogan é "A caminho da liderança". "Essa palavra [liderança] tem sido muito mal usada", alfinetou.

A rede também demonstrou estar preparada para a era da televisão digital. O diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt, anunciou que as transmissões começarão por São Paulo, em 2 de dezembro. Em 2008, chegarão ao Rio de Janeiro (no primeiro trimestre) e em outras grandes cidades (Belo Horizonte, Recife e Brasília, entre outras). “Teremos um ganho fantástico com a tevê digital. O nosso conteúdo, feito com tanto cuidado, será enriquecido com a qualidade da alta definição na transmissão", avaliou.

A novela que sucederá a Paraíso Tropical — Duas Caras, de Aguinaldo Silva — será a primeira atração de grande porte produzida em HDTV (alta definição). Mesmo entrando no ar no final de outubro, antes do início das transmissões digitais. Fernando ainda indicou outras vantagens da TV digital, tais como a mobilidade e a portabilidade. "Estaremos em todos os lugares, nos celulares, nos carros, nos ônibus”. A rede investirá R$ 100 milhões em tecnologia por ano até 2009, afirmou o diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal [foto acima], que encerrou o evento.

Coube a Florisbal apontar as principais metas para 2007. Uma delas é aumentar o número de países que exibem o conteúdo da emissora — hoje, são mais de 60. "Existe a possibilidade de fazermos co-produções com Portugal, Estados Unidos, Espanha", disse. Produzir telefilmes e inaugurar uma loja virtual são outros planos da direção. "E, depois de muito tempo, voltamos a investir no Projac (central de gravações), ampliando nossos estúdios". Segundo o diretor, a previsão é que a Globo registre crescimento de 7% este ano, índice alinhado ao dos mercados de tevê aberta e publicidade.
Fotos: Globo/Zé Paulo Cardeal

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