segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Globo amplia o Projac de olho no mercado estrangeiro

A Globo está voltando a fazer grandes investimentos, depois de um período de enxugamento de gastos. O projeto da vez é a ampliação do centro de produções da rede, o Projac, em 30% até 2010. Em entrevista ao colunista Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, o diretor-geral do canal, Octávio Florisbal, revelou que serão criados novos espaços nos quais serão produzidos conteúdos para a Globo, para canais pagos da rede, para celulares e também para o mercado estrangeiro. "Queremos nos capacitar para produzir para fora do Brasil", disse.

Segundo Florisbal, a ampliação prevê a construção de estúdios — um deles em formato de domo (para gravações em 360 graus) —, postos de apoio às cidades cinematográficas (que, atualmente, são contêineres), um teatro e um prédio administrativo (para áreas como vendas, recursos humanos e comunicação). Também faz parte do projeto a ampliação do centro de pós-produção. Atualmente, o centro de produções abriga dez estúdios, todos eles ocupados, de acordo com o diretor-geral da emissora. Inaugurado em 1995, o Projac tem 1,65 milhão de metros quadrados de área total.

Na foto acima, publicada pela Veja em abril de 2005, parte do Projac. Abaixo, a legenda.


1 - São dez estúdios de gravação, que ganharam letras de A a F. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. No canto alto, à esquerda da foto (1A), estão os dois estúdios que são palco do Domingão do Faustão, do Caldeirão do Huck e de programas afins. Ao lado deles (1B), ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita (1C), encontram-se os estúdios menores, usados para seriados como Casseta & Planeta, A Diarista e Sob Nova Direção. Os módulos laterais são os camarins.

2 - As cidades cenográficas ocupam uma área de 160 mil metros quadrados. Duas delas podem ser vistas na foto.

3 - Um amplo galpão abriga a fábrica de cenários. Lá confeccionam-se fachadas e interiores, desmontáveis, que estarão em cena. Há uma sala dedicada à pintura de painéis e objetos.

4 - O Palácio da Cenografia é vizinho da fábrica. Ali ficam os cenógrafos, cercados de desenhos e imagens de suas criações. Bem em frente, acha-se o restaurante maior.

5 - Heliponto. Fausto Silva e Luciano Huck são alguns dos artistas que já desembarcaram no Projac de helicóptero.

6 - A praça de alimentação tem três lanchonetes e um restaurante. É comum ver famosos ali em animados bate-papos, nos intervalos das gravações.

7 - A casa do Big Brother fica em um canto do terreno, isolada.

Leia mais

0 comentários: