quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Boni engrossa coro dos descontentes com rumo da TV

Virou tendência? Depois do desabafo do Tevê Aberta, Daniel Filho lamentou o estado atual da tevê aberta brasileira e, mais recentemente, Boni fez o mesmo. Em entrevista para o colunista da Folha de S.Paulo Daniel Castro, o homem que por muito tempo foi chamado de o "todo-poderoso" da Globo avalia que as emissoras seguem modelo "esgotado". Abaixo, a íntegra.

Criador do chamado “padrão Globo de qualidade”, José Bonifácio de Oliveira, o Boni, diz que a TV aberta brasileira está perdendo audiência porque piorou nos últimos dez anos e segue um modelo de grade de programação que está “esgotado”. Admite, contudo, que é “difícil resolver” o problema.

“Aqui [no Brasil], os veículos se acomodaram, passaram a acreditar que é assim mesmo, que videogame e internet tiraram parte de suas audiências”, afirma. “Ninguém corre atrás de inovação, de qualidade, de pesquisa. Há apenas tentativas de se adivinhar o que o público quer. Falta ciência”, desabafa.

Para Boni, as pesquisas feitas pelas emissoras são convencionais e insuficientes. Precisam ser mais frequentes e melhor analisadas. “Pesquisa às vezes é para ser contrariada também”.
Boni diz que suas críticas são para todas as emissoras. “O problema é geral”, afirma.

O executivo, que deixou o comando da Globo em 1998, assiste hoje a uma televisão “engessada, enlatada”, que aposta nos mesmo formatos de sempre. “Além de “Big Brother Brasil”, nada de novo apareceu na televisão nos últimos anos”, alfineta. “A TV precisa de uma injeção de vida. Está faltando ar. Falta inconformismo”, afirma.

De acordo com Boni, as redes se acomodaram com suas posições no Ibope. “A Record já bateu a cabeça no teto. Chegou onde tinha que chegar e não procurou mais”, avalia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que ele está tirando conclusões pelo que está passando por dentro da Globo. A Record já deixou bem claro que vai investir tanto em tecnologia como em pessoal. Trazendo novidades e tudo o mais. Enquanto a RedeTV começa a transmissão 100% em alta definição, Boninho vem falar que ninguém procura se inovar. A Globo que ficou no conformismo de ser sempre a líder e quando começa a cair seu espaço, acontece isso, generalizam muito. Nossa TV falta muito pra ser de qualidade, mas enquanto a Globo acha que não, outras tvs estão investindo.

Anônimo disse...

além do mais ele considera novo o BBB, que é atração de quem???ah, do filho dele. Legal.

Anônimo disse...

A queda na audiencia de TV eh fenomeno mundial. Eu diria que o modelo "TV" esta esgotado. No Brasil, a TV aberta apresenta um manjado Fantastico, que de tao chato perde audiencia pro sofrivel Panico. O futuro da TV nao esta na propria TV, mas fora dela, na Internet, onde voce escolhe o que assistir. E as grandes redes nao gostam de ter de abrir mao do controle sobre os espectadores. Acho que caras como Boni estao desesperados pois nao sabem como viver nesse novo mundo.

Anônimo disse...

A verdade e que a população esta ficando mais esperta, pois tem tanta coisa para ser fazer em vez de fica sendo manipulados por estes, bando de vendidos que atrasarão nosso país com estes besteiróis, o povo descobriu mídias bem mais democráticas e a nova geração não perde tempo com estes lixos que são produzidos por esta grande emissora, que cada vez perde mais audiência, pois o povo esta evoluindo, isto e ótimo, pois estas emissoras afundarão toda uma geração, e a lei da natureza não tem o que reclamar plantou vai colher.