terça-feira, janeiro 15, 2008

Record e Band manipulam números de audiência

Um erro de informação na reportagem "Globo perde ibope" (9/1), do jornal O Estado de S.Paulo, trouxe à tona uma desconfiança antiga: emissoras de televisão, especialmente a Record e a Band, manipulam os índices de audiência para inflar os seus números e esvaziar os das concorrentes.

O SBT já havia alertado sobre esta prática, como o Tevê Aberta informou em 27 de março de 2007 [leia aqui]. Desta vez, foi o Ibope que se pronunciou, após ter seu nome envolvido na manipulação. A reportagem citava uma pesquisa supostamente feita pelo instituto que indicava o crescimento da audiência da Record (18%) e da Band (10%), contrastando com a queda dos índices do SBT (16%) e da Globo (13%) — no ano passado, em comparação com 2006.

Ontem, o Ibope divulgou comunicado em que desmente ser o autor de tal pesquisa. Apurada a origem dos números, descobriu-se que foram divulgados pelas assessorias de imprensa da Record e da Band. Ambas se basearam nas medições do instituto, mas só levaram em conta o período de 7h à 24h. Pior: alteraram os dados para inflar seu crescimento, tanto que havia diferença entre o informe de um e o de outra.

O jornal publicou correção, as emissoras responderam ao site Comunique-se que o Ibope não as proíbe de divulgar os números. Mas deveria proibi-las de mentir...

Leia mais
Audiência: entenda como o Ibope faz a medição

0 comentários: