terça-feira, janeiro 09, 2007

BBB7: Conheça o homem por trás do reality show

Daqui a poucos minutos, a Globo vai estrear a sétima edição do Big Brother Brasil. Os 16 participantes escolhidos já foram confinados numa casa construída na central de produções da emissora, o Projac. Todos têm que seguir uma regra: obedecer cada uma das ordens do diretor do reality show, J. B. de Oliveira, mais conhecido como Boninho. Em entrevista ao jornal O Globo, o homem por trás do BBB confirmou que pode influenciar o jogo, garantiu que escolhe os concorrentes pela beleza e afirmou que o objetivo da atração é apenas divertir. Leia a conversa de Boninho com a jornalista Simone Mousse abaixo e conheça mais sobre os bastidores do fenômeno de audiência Big Brother Brasil.

O GLOBO: Críticos condenam o “BBB” por só incluir pessoas bonitas e afirmam que o programa apenas estimula o voyeurismo, sem acrescentar nada. Como você responde a isso?
BONINHO:
Nosso objetivo é divertir as pessoas, nada mais. E todo mundo quer ver mulheres e homens bonitos na televisão. Ninguém quer ver só tribufu.

E quanto às críticas de que todas as edições são iguais?
BONINHO:
Estamos sempre buscando fórmulas para renovar. Na metade do “BBB”, já penso nas regras e provas do ano seguinte. Mas acredito que a maior renovação são os participantes. Cada edição teve uma trajetória. São grupos diferentes, e cada um rende uma história. As pessoas dizem: “Lá vem esse programa de novo, a mesma coisa de sempre”. Mas mesma coisa como? Nenhum foi igual ao outro. São 16 malucos que não se conhecem, cada um pensando de um jeito. E tem o lado do prêmio, ou de querer aparecer mais. Se bem que, quando a gente percebe que o cara quer só ser ator da novela das oito, ele nem entra na casa.

Por que você acha que o “BBB” virou fenômeno de audiência?
BONINHO:
Aqui dá certo pelo tipo de edição que a gente faz, que é diferente de tudo. Nos outros países, eles simplesmente mostram o que acontece. Nossa equipe bola vídeos, desenhos animados, clipes com piadas, vinhetas. Sempre procuramos o lado engraçado, nós não levamos os participantes a sério. Estamos a fim de brincar. Fazemos uma mistura da cultura que temos da dramaturgia, que aplicamos bem no programa, com o lado bem-humorado e escrachado do brasileiro. Tudo vira piada. Por isso concorremos ao Emmy.

Você consegue se divertir, apesar da exaustão?
BONINHO:
Ah, eu me divirto muito. Para mim, o programa não é experiência. O “BBB” não é um estudo psicológico de personalidades. É um jogo, e eu me divirto com ele. No ano retrasado, quando estava um marasmo no final, apagamos a luz do programa. Podemos fazer isso. Mandar eles acordarem, eles dormirem, eles fazerem alguma coisa. É brincar de Deus.

E até que ponto Deus dirige o programa e interfere nele?
BONINHO:
Há um limite, não podemos influenciar o relacionamento entre os participantes. Mas podemos influenciar a vida do grupo. O que posso fazer é falar: “Fiquei de mau humor e amanhã não haverá festa”. Eu decidi e ponto. Na hora que eu quero que todo mundo acorde, todo mundo acorda. Faz parte da regra. Toca uma música, e todos têm que acordar. Do contrário, há punição. O “Big Brother” pode tudo, eles não podem nada.

E é você quem decide tudo?
BONINHO:
O “Big Brother” decide tudo. Digamos que eu sou o primo dele. Somos muito chegados, decidimos juntos. O “Big Brother” é o programa, é a engrenagem, é muito mais do que uma pessoa. Eu sou o “Big Brother” na hora em que o personifico para decidir o funcionamento. Por acaso, a voz que eles ouvem no alto-falante é a minha, mas poderia ser a de qualquer um. Se eu e o “Big Brother” acharmos que está tudo parado, ligamos o som. Ou, de repente, resolvemos que todo mundo tem que ir para dentro da casa.

Essa decisão não é difícil? Ter uma vontade e pronto?
BONINHO:
Não é assim. É um olhar técnico sobre o que está acontecendo no jogo. São 16 malucos confinados, correndo atrás de um prêmio. Qualquer coisa ali é muito explosiva. O público reclama que tem muita bebida, mas damos pouca bebida aos candidatos. Às vezes, apenas um copo de cerveja na mão de alguém faz estrago, e esse cara enlouquece. Mas a idéia não é fazer o cara enlouquecer. Quando o cara exagera, passa mal, vomita ou tem um coma alcoólico, dá um trabalho enorme. A idéia é fazer com que o cara relaxe. Mas tudo é muito superlativado no “BBB”. Essa visão é que eu tenho que ter. Não é simplesmente ter vontade. É uma administração muito difícil.

Como ser um bom jogador?
BONINHO:
Não há como aprender a jogar. Os caras são jogadores que não sabem de nada. Na estréia, primeira prova será surpreendente. O jogo pode mudar num piscar de olhos. Eles são ingênuos, não entendem que o nosso controle sobre o jogo é maior do que imaginam. Eu posso mudar a regra, posso eliminar pela minha vontade. Qualquer coisa pode acontecer. Ninguém sabe qual será minha próxima jogada. Eu pago o que quiserem para que descubram alguém que imagine o que eu vou fazer. É um jogo de xadrez que os participantes não sabem jogar.

Mas alguns entram achando que sabem tudo.
BONINHO:
Eles só acham. A máquina da verdade dirá isso.

Eles saberão que serão submetidos a um detector de mentiras?
BONINHO:
Lógico que não! Isso é o legal. O cara fica chorando que o irmão tem um problema. E é mentira, vai ver que nem irmão ele tem.

Você tem fama de dar muita bronca. É verdade?
BONINHO:
Vou dar um exemplo claro do que não pode acontecer. No “BBB 5”, os meninos apostaram com Ana Maria Braga que conseguiriam botar um ovo com casca dentro de uma garrafa. É uma brincadeira de física, que usa vinagre e fogo. Então, de madrugada, eles pegaram algodão e uma garrafa de álcool, foram para um cantinho que tinha uma tonelada de madeira do cenário da TV Globo e queriam botar fogo para fazer a experiência. O “Big Brother” logo falou: “Acabou a brincadeira”. É esse tipo de intervenção que fazemos. Nessa hora, vira esporro. Quando há um exagero de bebida, é lógico que chamamos cara no confessionário e dizemos: “Ou você se controla ou está fora”. Não posso ter um maluco bêbado ali. Mas sou bem humorado , ao contrário do que falam.

Qual é o critério de escolha dos par ticipantes?
BONINHO:
Escolhemos tipos naturalmente com tendência ao exagero para alguma coisa. Os loucos dançam de primeira. Tem gente que diz: “Vou pular nu na piscina”. Vai pular nu na piscina da casa dele, não na minha! Este ano, quisemos ter pessoas um pouco mais velhas, subimos a faixa etária para 25 anos. E mulheres separadas com filhos tinham boas chances de entrar. Queríamos pessoas resolvidas, independentes, relaxadas em relação a namoros. Vamos criando alguns critérios. Mas não há estereótipos determinados.

Vocês estimulam os romances?
BONINHO:
As pessoas acham que armamos tudo. Não dá, como faríamos isso? Tenho 24 horas no ar no pay per view. Se eu comandasse os candidatos assim, eu seria um gênio, e eles, os melhores atores do mundo. E acho que eles contariam para alguém. Pega a Sabrina e pergunta se alguém a mandou namorar o Dhomini (participantes do “BBB 3”).

E neste vai ter baixaria?
BONINHO:
Pelo time que escolhemos, acho que vai ter, e muita! Mas não temos a menor vontade de mostrar cenas de sexo. E eu duvido que alguém faça. O brasileiro é careta. Pode rolar uma pegação um pouco maior, mas não sexo. As pessoas seguram a onda. Na Europa, eles tomam banho nus, transam mesmo. Se acontecer aqui, não vou mostrar na Globo, mas as pessoas vão ver no pay per view. Não posso proibir isso. Imagina o primeiro filho gerado no “Big Brother”!

Você participaria do “BBB”?
BONINHO:
Nunca! Não sou maluco.

1 comentários:

Anônimo disse...

Na função de Juíza de Direito, julgo extremamente necessário que seja tomada uma providência imediata quanto ao assédio moral e físico a que o participante Diego foi exposto.Se este programa tem regras, elas devem ser cumpridas ,se é que existe idoneidade por parte da produção e para preservar a integridade de cada participante.