Entrou em vigor hoje a medida que obriga as redes de tevê a respeitarem as diferenças de fuso horário no país de acordo com a classificação indicativa de suas atrações. A regra, definida pela Portaria 1.200/07, altera parte da programação em sete estados.

Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Pará e quase todo o Amazonas têm fuso de menos uma hora em relação ao horário de Brasília. Oeste do Amazonas e Acre, de menos duas horas.

A Globo, por exemplo, terá que alterar o início de sua novela das oito nessas localidades. Em Brasília, Duas Caras começa a ser exibida às 21h; no Acre, às 19h - como o programa não é recomendado para menores de 14 anos, teria que ir ao ar somente após às 21h no horário local.

Os programas recomendados para maiores de 12 anos devem ser exibidos depois das 20h; para maiores de 14, depois das 21h; para maiores de 16, depois das 22h; para maiores de 18, depois das 23h.

Por um lado a medida pode afastar as crianças de atrações com conteúdo inadequado para elas, por outro vai impedir a participação de moradores desses estados em atrações ao vivo e fazer com que sejam os últimos a assistirem aos desfechos de novelas.

Mora num dos estados da lista acima? Conte ao Tevê Aberta se as emissoras estão respeitando as regras e comente o impacto das mudanças.

2 comentários:

Anônimo disse...

acho certo essa regra pq passa mta baixaria na tv. se bem que naum gostaria de ver o fim da novela duas horas depois...

Anônimo disse...

cara.. vc nao sabe o q estah falando.. eu moro em Campo Grande - MS. As emissoras estão obedecendo sim, e agora nao podemos mais assistir ao futebol. Como, no Brasil, vc vai proibir uma população de assistir futebol?
O Brasil é uma decadência soh!!!

jeanduarte@gmail.com