terça-feira, fevereiro 19, 2008

Novela Beleza Pura estréia com repetições


Abertura da novela Beleza Pura

Quem assistiu aos dois primeiros capítulos de Beleza Pura (Globo), novela das 19h que estreou ontem, sabe que a jovem Rakelli (Isis Valverde) sonha ser dançarina do programa de Luciano Huck. Dançarina do programa de Luciano Huck. Do programa de Luciano Huck. Sabe também que repetições no texto, como as deste parágrafo, são o principal defeito da trama.

Em sua primeira novela como autora principal, Andrea Maltarolli se mostra insegura ao distribuir as mesmas informações em várias falas, possivelmente na intenção de fazer com que o público compreenda a história. Quantas vezes Guilherme (Edson Celulari) afirmou que vê Norma (Carolina Ferraz) apenas como "um amigo" e Joana (Regiane Alves) lembrou que foi abandonada pela mãe num orfanato? É melhor fazer as contas com a ajuda de uma calculadora...

Por outro lado, a escritora dá sinais de maturidade quando opta por apresentar aos poucos seus personagens. Enquanto os primeiros capítulos de grande parte das novelas costumam ser confusos dada a quantidade de histórias paralelas, Andrea preferiu focar nos protagonistas, guardando novidades para as próximas semanas.

Até agora, só Elaine Mickelly se destacou pela total canastrice. Leopoldo Pacheco é o melhor em cena. Edson Celulari e Regiane Alves convencem como os mocinhos. Mas, cuidado, Humberto Martins e Carolina Ferraz estão a um passo de apelarem para a caricatura dos vilões.

O diretor-geral, Rogério Gomes, coleciona acertos: gravou belas imagens e apostou em bons iluminadores (naturalista, a iluminação é a melhor das tramas atuais) e cenógrafos.

Mas o início da trama parece não apontar para uma bem-vinda renovação do formato. Clichês de novela marcam a história: a mocinha foi abandonada num orfanato, o galã se apaixonará pela filha da mulher que deseja... E é impossível negar que Rakelli se parece muitíssimo com Darlene, de Celebridade, e Ivete (Zezé Polessa) com Marilda, da Grande Família (perfil, roupas e trejeitos são idênticos). Se o conteúdo é o mesmo, muda a embalagem. Uma bela embalagem.

Leia mais
Artistas de tevê usam blogs para expor vida pessoal
Edição bem humorada salva o Big Brother 8

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei a abertura e o primeiro capítulo da novela muito bom... Chega daquela mesmísse das novelas do Império Global e da sua sósia evangélica (Record). Muito melhor do que aquela palhaçada de Sete Pecados (muito chato)... Novela legal essa...

Anônimo disse...

A abertura é mto cafona... parece comercial da embeleze...

Anônimo disse...

Essa novela é fantastica em todo seu conjunto
é claro e né!!! Tah na Globo é sucesso!!!
Globo a gente se vê por aki!!!