Amauri Soares, diretor da Globo Internacional, certamente foi dormir feliz ontem à noite: sua mulher, Patrícia Poeta, estreou como apresentadora de um dos programas mais prestigiados da principal emissora do país, o Fantástico. Ela também deve ter se deitado com um enorme sorriso: aos 31 anos, atingiu o topo da carreira e conseguiu desbancar jornalistas consagradas na disputa pela vaga aberta com a saída de Glória Maria.

Leilane Neubarth, Renata Vasconcellos e Sonia Bridi, para citar algumas das profissionais qualificadas para comandar a atração, nem sequer tiveram chance. Patrícia era a primeira da fila para ocupar o posto desde que voltou dos EUA — para onde foi devido à transferência do marido, o que garantiu a esta gaúcha a função de correspondente em Nova York e de apresentadora do Planeta Brasil (só exibido no exterior).

A própria Patrícia admitiu à Folha de S. Paulo que tornou-se correspondente por conta de seu casamento com um diretor da Globo, mas negou que ele tenha influenciado sua promoção a apresentadora do Fantástico. Em 2002, o colunista de televisão da Folha de S.Paulo, Daniel Castro, já dizia que "Soares era criticado por seus subordinados, entre outros fatores, por ter patrocinado a ascensão profissional da mulher, ex-moça do tempo."

* * *

No estúdio, Patrícia Poeta chama a atenção pela beleza e pela simpatia. Pele alva, corpo esbelto, cabelos lisos e brilhantes. Na estréia como apresentadora do Fantástico, a gaúcha não cometeu deslizes — coisa não tão difícil, visto que a maior parte de suas aparições foi previamente gravada. Já na hora de demonstrar seu talento como repórter, o que chama a atenção é a ausência de identidade.

Na reportagem que lhe coube neste domingo, sobre os bastidores do Big Brother Brasil 8, Patrícia apostou no tom personalista característico de Glória Maria — do tipo "Vem comigo". Ou seja, pecou por nem tentar imprimir uma novo estilo à atração, que vem perdendo audiência desde o início do ano passado. Mais parecia propaganda do BBB 8 ou materinha do Vídeo Show, dada a falta de informações novas.


Patrícia no estúdio e na reportagem sobre o BBB 8

* * *
Aliás, errou toda a equipe. As únicas mudanças possíveis de serem percebidas na edição de ontem foram a rendição do programa às exigências do padrão de beleza (simbolizada pela entrada de Patrícia Poeta) e o cada vez maior destaque a questões superficiais (vide matérias sobre o remédio que fez Britney Spears emagrecer, uma moda nada masculina, e paquera no albergue). Isto é fantástico?

3 comentários:

Anônimo disse...

Que surpresa! Pensei que tivessem abandonado o blog de vez... Ainda bem que não. Sejam bem-vindos de volta! Voltarei todos os dias!

Anônimo disse...

ai, pegaram pesado. achei ela tão simpática...

Anônimo disse...

A globo e seus andróides!!