quarta-feira, maio 16, 2007

Globo abre ofensiva contra o YouTube


Christiane Pelajo se maquiando, vídeo proibido pela Globo

Os vídeos com trechos da programação da Globo postados no YouTube podem estar com os dias contados. Na semana passada, a emissora deu o primeiro passo para proibir que o site abrigue imagens de suas atrações: notificou o Google pedindo a retirada de vídeo que mostra a âncora do Jornal da Globo, Christiane Pelajo, se maquiando minutos antes do início do programa. Mas não adiantou, já que as imagens continuam disponíveis para os visitantes [assista no player acima].

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a rede enviará novo documento à empresa. Carlos Felix Ximenes, diretor do Google, afirma que o arquivo em questão foi apagado. Mas, como "é a natureza da internet", outros usuários o postaram novamente. Calcula-se que o YouTube abriga mais de 10 mil vídeos com imagens da Globo. E a intenção da emissora é tirá-los todos do site.

Vale lembrar que a mesma Globo se posicionou abertamente contrária à ação impetrada por Daniela Cicarelli contra o YouTube, classificando-a inclusive como censura. "A liberdade na internet venceu", disse William Waack no próprio Jornal da Globo ao anunciar o desbloqueio do vídeo da apresentadora fazendo sexo numa praia [veja aqui]. Pelo visto, só agora a pimenta começou a arder nos olhos da emissora do plim-plim...

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei o final do post

nk disse...

Pessoal do Teve Aberta... Estou muito triste e revoltada com o que fizeram com o canal de vocês no youtube... Ainda mais com a própria Globo (embora essa atitude da emissora não seja tão surpreendente, visto o passado da mesma).

Acho indigna essa atitude, e vocês têm o meu total apoio para pôr no ar uma nova conta e popularizá-la, ou o que acharem melhor para garantir a nós, telespectadores, entretenimento e informação gratuitas e acessíveis.

Se a Globo continuar por lutar contra a liberdade de expressão, eu e demais usuários do ambiente "comunista" da internet, faremos o possível para frustrar seus planos, em nome de nossa liberdade.

Abraços!