O Fantástico (Globo) cada vez mais perde seu caráter jornalístico e se firma como um "programa de quadros" — atualmente, a atração reúne O Brasil é o Bicho, Tempo - O Dono da Vida, Minha Periferia, Profissão Repórter, Retrato Falado (foto ao lado), Pangea e Tá Limpo. E a produção do programa ainda prepara novas séries temáticas para exibir em 2007.

Em março, estreará Magia do Tempo, da BBC, que reconstitui fenômenos demorados, como o nascimento de montanhas. A partir de abril, irão ao ar os quadros de Fernanda Lima — o Daqui pra Frente, sobre as dúvidas, angústias e alegrias dos jovens — e do professor Eduardo Giannetti — o Valor do Amanhã, discutindo escolhas relacionadas à saúde, finanças e relações profissionais.

E tem mais, nos outros meses do ano: Emprego de A a Z, um manual para ajudar empregados e desempregados, com o consultor Max Heringer; Etiqueta Urbana, agora com Glorinha Kalil no lugar de Renata Ceribelli; os especiais sobre natureza Planeta Terra, Caos no clima e Jornadas da vida.

Ainda têm fôlego? Na dramaturgia, a "novidade" será Luís Fernando Guimarães, de volta com o Super Sincero. Também retornarão ao Fantástico a filósofa Viviane Mosé, de Ser ou Não Ser, o cientista Marcelo Gleiser, de Poeira das Estrelas, e o economista Luiz Carlos Ewald.

Outros projetos que estão sendo preparados são: os bonecos do grupo Giramundo ajudarão a mostrar a história de mitos; Patrícia Poeta falará a respeito das diferenças entre homens e mulheres; Zeca Camargo entrevistará pensadores do mundo todo para saber que idéias podem revolucionar nossa vida; o coreógrafo Ivaldo Bertazzo ensinará como ter a postura correta; e Pedro Bial, modesto como ele só, pretende recontar a história do Brasil. Ufa!

0 comentários: