O Band Esporte Clube — programa esportivo da Band que estreou ontem, às 20h15m — surgiu com uma boa intenção: renovar o formato das atrações sobre o tema. Mas — parodiando o famoso ditado — de boas intenções a tevê aberta está cheia. Na prática, o tom descontraído e jovem que a emissora tentou imprimir ao programa se resume a uma sucessão de clichês. Da abertura aos créditos finais, tudo foi milimetricamente forjado para parecer cool, descolado.

Num cenário que imita um loft, apartamento moderno sem paredes, os apresentadores-modelos Luize Altenhofen e Guilherme Arruda fazem caras e bocas para a câmera. Ele chega a dar piscadelas, provavelmente na tentativa de seduzir as menininhas. Ela — que tem voz inadequada para a tevê — abusa dos decotes, para chamar a atenção dos garotões.

O texto e a movimentação dos dois no estúdio também são óbvios e equivocados. A cada cabeça (como se chama no jargão jornalístico a chamada das matérias), sentam e levantam de sofás, dão voltas ao redor de si mesmos, puxam e empurram aparelhos de televisão. E para introduzir uma reportagem sobre skate, adivinhe... seguram um skate! Sempre dizendo frases bobas, de um humor barato, e num tom acima do desejável — como se estivessem numa festa.

E o mais importante, a informação? Pelo menos em seus primeiros dias de exibição, a atração relegou as notícias a segundo plano, talvez porque campeonatos nacionais como o Carioca e o Paulistão ainda não começaram. Para preencher o tempo de duração do programa, matérias insólitas e vazias, do tipo "como seria jogar futebol usando capacete" e "você compraria um livro sobre Pelé que custa R$ 11 mil"?

Ou seja, o Band Esporte Clube está longe (bem, bem longe) de atingir sua meta de estabelecer um novo formato para atrações do gênero, que não precisam ser sisudas para terem credibilidade junto ao público. Por enquanto, a atração ainda é como seus próprios apresentadores: apenas rostinhos bonitos na televisão.

9 comentários:

Noia disse...

Atração bem fraca mesmo. Só modelinhos e informação relevante.

Anônimo disse...

Vc criticou
criticou
humilhou
e ae? cade a solução o q vc disse de errado o q poderia ser feito para melhor?
ou será como as professoras das faculdades de rádio e tv que dão trabalho e depois fala que tudo estpa uma merda que essa não é a maneira qu vende o produto... se sabem pq não estão nuo nucleo de alguma emissora crianco programas?
ahhh
Sou colega de trabalho da apresnetadora, ela estava comentando da sua infeliz crítica, chateada estava um pouco encanada, mas óbvio que amigos disseram para nãoi ligar
para que todos saibam os apresenatdores chegam cedo partipam da da produção e treinam muito antes de irem para o ar, ao contrário d emeuitos apresentadore... estão começando e apredendo e são bons, além de bonitos o que causa uma certa inveja em muitas pessoas
Acho que alguem com uma página na internet como essa deve fazer críticas POSITIVAS e não invejosa como a sua!
O Band Sports clube é quarto em audiencia, subrindo no ibope a cada dia no horário nobre da tv!
até mais
sucesso

Tevê Aberta disse...

André e Band Sport Clube,
agradecemos pelo comentário.

Aproveitamos para esclarecer que as análises do Band Esporte Clube e de outros programas que criticamos não são motivadas por "inveja". Simplesmente, em nossa opinião, eles têm problemas.

O que poderia ser feito para melhorar a atração em questão? Primeiro reconhecer que há erros nos pontos que citamos (marcação, linha editorial etc.), depois tentar consertá-los. Sugestões específicas? Se a emissora pagar por elas... :)

Sobre a apresentadora, realmente ela é linda, mas ainda crua na apresentação de um programa deste tipo (ao vivo). Que bom que se esforça e sabe que precisa melhorar. Já é um grande avanço. Mas a emissora deveria primeiro treiná-la, junto com o outro apresentador, para depois colocá-los no ar. Em vez de expor a imaturidade dos dois.

Teremos o maior prazer de fazer uma crítica positiva do programa daqui a um tempo, se ele passar por ajustes. Torcemos para que todas as emissoras exibam bons produtos. Boa sorte para a equipe, trabalhem bastante e observem eventuais erros. Reconhecê-los é o primeiro passo para consertá-los. Sucesso e volte sempre!

Tevê Aberta disse...

Ah, querendo debater o assunto, envie um e-mail para teveaberta@yahoo.com.br.

Unknown disse...

joao diz...assisto diariamente o programa gostaria de deixar uma sugestao ao programa sobre colocar reportagens sobre arrancadas de automoveis e campeonatos de som e carros tunning ,que existem pelo brasil inteiro e que sao pouco divulgados pelos programas de esporte.sou torcedor do parana clube e gostaria de camisa do meu time de coraçao.

Anônimo disse...

assisto todos os sabados o programa mais poderiam falar mais do atletico mineiro principalmente por seus 100 anos.

Unknown disse...

o programa poderia falar mais dos outros times so fala praticamente o programa todo de time paulista não so tem os times paulistas no Brasil não.

A P S disse...

Olá, onde encontro o suporte da tv de lcd que vcs tem no programa? achei muito diferente e útil, porém não encontro.Valeu !!! E o programa me agrada muito.
abçs Léo.SP

Anônimo disse...

aaa eu to perdendo a vontade de assistir a Band, so fala de corintians e dos outros times paulistas... poh... ate q televisionar é uma coisa mas falar uma hora seguida de time paulista, naum tem saco q aguente... dexa eu da um conselho pra Renata Fan e pro Datena: "Sai da Band e caça uma emissora melhor pq a Band do jeito q tá, esta estragando vcs... Datena vc é o melhor apresentador de jornal do Brasil e, Renata vc bateria o maior bolao em outra emissora, sai dessa... ou entao da um conselho pro chefe de vcs ai... pq a Band eu nao assisto mais....