O Ibope divulgou nesta quinta-feira (17) a audiência semanal de sete canais de tevê aberta na Grande São Paulo. Os índices se referem ao período compreendido entre os dias 31 de julho e 6 de agosto e apontam os cinco programas mais assistidos de cada emissora.

A surpresa fica por conta da melhora de desempenho da TV Cultura, cujas principais atrações têm alcançado média superior às da RedeTV. Confira, abaixo, o top 5 de cada canal. Cada ponto de audiência representa, aproximadamente, 54,4 mil residências ou 176 mil telespectadores na Grande São Paulo.

Globo
1- Páginas da Vida: 51 pontos
2- A Grande Família: 44 pontos
3- Cobras & Lagartos: 43 pontos
4- Tela Quente: 41 pontos
5- Jogo São Paulo x Chivas: 41 pontos

SBT
1- 8 e Meia no Cinema: 16 pontos
2- Topa ou Não Topa: 15 pontos
3- Chaves: 14 pontos
4- Tela de Sucessos: 14 pontos
5- Tele Sena (sorteio): 14 pontos

Record
1- Bicho do Mato: 13 pontos
2- Tela Máxima: 10 pontos
3- Cine Maior: 10 pontos
4- Cidadão Brasileiro: 10 pontos
5- Repórter Record: 9 pontos

Band
1- Programa Raul Gil: 5 pontos
2- Boa Noite Brasil: 4 pontos
3- Brasil Urgente 1: 4 pontos
4- Mandacaru: 4 pontos
5- Brasil Urgente 2: 4 pontos

Cultura
1- Cyberchase: 5 pontos
2- Camundongos Aventureiros: 5 pontos
3- Castelo Rá Tim Bum: 5 pontos
4- Os Sete Monstrinhos: 5 pontos
5- Zoboomafoo: 5 pontos

RedeTV
1- Pânico reprise: 6 pontos
2- Pânico na TV: 5 pontos
3- Superpop: 3 pontos
4- The Contender: 3 pontos
5- TV Fama: 2 pontos

Gazeta
1- Gazeta Esportiva: 3 pontos
2- Mesa Redonda: 3 pontos
3- Gazeta News: 2 pontos
4- Mulheres: 2 pontos
5- TV Culinária (receitas da Palmirinha): 2 pontos

21 comentários:

Anônimo disse...

Vocês disseram que iriam postar esta explicação de como é feita a medição de audiência nos canais da TV.
Outra notícia de ibope foi postada por vocês hoje e a explicação não. Desculpe a insistência, mas todos falam que o programa tal deu tantos pontos e o outro estourou audiência, etc, mas eu já perguntei a meio mundo de gente se eles sabem como é feita esta medição ou se foram entrevistados por algum censor do ibope ou coisa que o valha, mas a resposta é sempre negativa. Será que se pode realmente confiar nestes números?

Anônimo disse...

Antes de fazer meu comentário, gostaria de dizer que todos nós, telespectadores, temos o direito de criticar, tudo aquilo que nós não gostamos ou não aprovamos o que cada emissora faz. Pois bem, eu quero dizer que a Rede Cultura fez uma grande burrada, pois ela cancelou um episódio do Castelo rá tim bum, ou seja, ela exibe a série, só que não passa mais um episódio da série, e isso eu acho uma lástima, pois na minha opinião, toda série, deve passar todos os episódios, concorda comigo? E eu estou escrevendo isso, apenas para divulgar isso na mídia, pois quem sabe assim, a Cultura toma vergonha na cara, e volte a exibir esse episódio, por favor, me ajudem a divulgar esse meu comentário, para entrar em contato comigo: E-MAIL: fabiodeginocorreia@ig.com.br, TEL: 6965-2434 ou 8287-4469, Obrigado!

Tevê Aberta disse...

Fábio,
qual foi o episódio cancelado? Você sabe o motivo do cancelamento? Podemos entrar em contato com a TV Cultura para esclarecer o fato, mas precisamos dessas informações. De qualquer forma, está feito o seu protesto. Se soubermos de alguma novidade, informamos aqui no Tevê Aberta.
Obrigado pela visita e confiança.

Anônimo disse...

Eu li a sua resposta, e informo que o episódio cancelado é "Em busca do tempo perdido", eu já escrevi pra Rede Cultura pedindo esse episódio de volta, mas eles me disseram que a fita tá com problemas, eu confesso que fiquei chocado com essa notícia, mas fazer o que né, mas eu quero pelo menos uma informação, aonde eu posso encontrar esse episódio para alugar ou vender, pois sou muito fã desse programa, e queria saber também da parte da Cultura, se ela nunca mais passará esse episódio, ou se tem um jeito de recuperar essa fita? Me respondam, por favor, obrigado!

Tevê Aberta disse...

Fábio,
sobre o episódio Em Busca do Tempo Perdido, do Castelo Ra-Tim-Bum, procuramos na internet e não o encontramos. Alguns episódios do programa chegaram a ser lançados em VHS e DVD, mas o que está procurando não consta na lista. De qualquer forma, esse link (http://busca.americanas.com.br/procura.asp?id=704&raiz=589&kw=ra%2Dtim%2Dbum&pagina=1&precomax=&precomin=&add_refina=&less_refina=&ordem=&refino=&par=bondfaro) pode ser útil. Nele, há informações sobre cada uma das fitas/discos.
Obrigado pela participação e boa sorte na sua busca!

Anônimo disse...

Informações sobre coleta de dados (TVs) do IBOPE:

Metodologia Completa: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=pesquisa_leitura&db=caldb&docid=330AEB5AA888144183256EE40054E25C

Como o IBOPE mede a audiência de TV Aberta?
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=duvidas_frequentes_leitura&nivel=D%FAvidas%20Freq%FCentes\TV%20Aberta&docid=4628C38314ECE97A83256EB60066A1D2

Anônimo disse...

Olá, tv aberta, olha eu aqui de novo, é o Fábio, tudo bem? Agora quero dizer pra vocês, que eu procurei no link que vocês me passaram sobre o castelo ra tim bum, mas infelizmente não achei esse episódio, parece que a Cultura não lançou esse episódio em VHS ou DVD. Mas agora quero dizer que não vou para de lutar para que a Cultura volte a passar esse episódio. Pois assim como um monte de gente lutou e ainda luta para voltar a passar os episódios do chaves que não passam mais, eu também posso fazer isso, lógico, com muita humildade e ética.
E eu peço agora que vocês me ajudem, vocês poderiam entrar em contato com a Cultura para saber se ela nunca mais vai passar esse episódio? Apenas me informem o que eles te dirão, obrigado!

Anônimo disse...

Olá, Fábio. Vamos entrar em contato com a TV Cultura semana que vem. Postamos a resposta aqui, ok?

Anônimo disse...

Fábio, já temos uma resposta. A TV Cultura informou que não há um episódio do Castelo Rá-Tim-Bum cadastrado com este título (Em busca do tempo perdido) no banco de dados. Se houvesse, poderia pedir que fosse incluído na programação, para futura reprise. Então, confirme o nome do episódio. Sobre os problemas com fitas, a pessoa responsável pela programação da TV Rá-Tim-Bum, transmitida pela Net Digital e pela TVA em São Paulo, disse que é comum. Deu como explicação o fato de a série ter começado a ser gravada em 1994. "Hoje, passamos a reprise da reprise da reprise", falou, se referindo ao desgaste das fitas. O Tevê Aberta questionou esse fato, perguntando se não há a digitalização do conteúdo, que pode se perder em alguns anos. A resposta foi: a empresa começou um processo de digitalização de seu acervo, mas não se sabe se o Castelo está incluído ou se o projeto foi levado à frente. Depois dessas más notícias, uma boa: a programação da TV Rá-Tim-Bum é diferente da grade da TV Cultura, portanto, é possível que um episódio passe na primeira e não na segunda. De qualquer forma, o ideal é que verifique se o episódio tem mesmo esse nome para que entre com um pedido de reprise (na Cultura e/ou na Rá-Tim-Bum). Qualquer novidade, entre em contato novamente. Obrigado por voltar sempre ao Tevê Aberta e até a próxima!

Anônimo disse...

Olá, tevê aberta, eu li a sua informação nesse blog, e eu digo que o título do episódio pode ser esse mesmo, pois foi assim que a Cultura passou pra mim, já que os episódios dos Castelo rá tim bum não têm título, por isso fica difícil saber sua descrição, mas eu posso passar para vocês uma pequena sinopse de como é esse episódio. Esse episódio do Castelo é aquele em que o Nino, o personagem de Cássio Scapin viaja no tempo com o Etevaldo (Wagner Bello), e o Cassio Scapin faz dois personagens, o Nino e o seu tataravô, a descrição do episódio é essa, eu postei apenas as partes que eu me lembro. Então tevê aberta, agora quem sabe se vocês entrarem em contato novamente com a Cultura, e falar isso que eu lhe passei sobre esse episódio eles saibam qual é, e também eu gostaria de saber o que significa reprise da reprise da reprise? Por favor informem-se com a Cultura e postem a mensagem aqui, ok? Obrigado!

Anônimo disse...

Olá teve aberta, depois de muitos dias voltei, eu acho que estou tendo sorte, pois falei com a Rede Cultura sobre o episódio que não passa mais, e eles me disseram que o meu pedido já está cadastrado, mas agora estou com dúvidas, será que isso quer dizer que em breve irá passar esse episódio, ou não? O que vocês acham, será que devo ter esperança?

Tevê Aberta disse...

Fábio,
que bom. Provavelmente eles vão encaminhar seu pedido para os programadores do canal. Fique atento para conferir se exibirão o episódio logo. Qualquer novidade, escreva.
Obrigado e até!

Anônimo disse...

Olá tevê aberta, depois de muito tempo voltei, e digo que ainda a Cultura não exibiu esse episódio, mas vou continuar apelando, e peço a ajuda de vocês mais uma vez, vocês poderiam perguntar pra Rede Cultura quando eles pretendem passar esse episódio, o episódio é aquele em que o Nino e o Etevaldo voltam no tempo, quem sabe sendo vocês, a Cultura ouve, né, obrigado!

Anônimo disse...

Tevê aberta, eu me informei um pouco mais sobre esse episódio do Castelo, e sei de mais uma descrição: Esse episódio, é mesmo esse de que eu estou falando, e ele existe mesmo, sua descrição é: "Etevaldo ajuda Nino a viajar numa máquina do tempo para recuperar profecias que foram queimadas pelo tataravô do Nino, na biblioteca de Alexandria, então eles resolvem voltar no tempo afim de recuperá-los." Essa é a descrição mais explícita que eu encontrei, agora teve aberta, abusando um pouco da sua boa vontade, será que vocês poderiam entrar em contato com a Cultura, quem sabe falando direito como é esse episódio, talvez refresquem a memória deles. Por favor, obrigado!

Tevê Aberta disse...

Fábio,
entraremos em contato novamente com a Cultura, provavelmente na próxima semana. Publicaremos a resposta aqui, ok?

Tevê Aberta disse...

Fábio,

entramos em contato novamente com a TV Cultura. Desta vez, com o serviço de copiagem, que vende fitas com programas da emissora.
Segundo informações do funcionário Romeu, todos os episódios licenciados do Castelo já estão em DVD. Os que não foram licenciados não podem ser vendidos, só exibidos pelo canal.

Quanto ao episódio que procura, ele não soube dizer o título (sugeriu que fosse "Qual é o seu planeta de origem?"), mas se dispôs a ler a sinopse de um por um até encontrá-lo.

Para isso, pediu que você mande um e-mail para romeu@tvcultura.com.br contando o histórico de sua busca por esse episódio, informe seu interesse sobre ele (se quer comprá-lo, por exemplo) e deixe um telefone para contato.

Esperamos ter ajudado...

Boa sorte!

Tevê Aberta disse...

Ah, mais uma informação. Caso queria ligar para o setor de copiagem, o telefone é (11) 2182-3145. Mas não deixe de mandar o e-mail com a sinopse, ok?

Anônimo disse...

Olá,
Eu gravei esse episódio em VHS por volta de 1995, e tenho ele aqui, com uma qualidade legal. Ele realmente existe!
Informações: "Em busca do tempo perdido" - Etevaldo ajuda Nino a viajar numa máquina do tempo para recuperar manuscritos do tataravô do Nino, que foram queimados na biblioteca de Alexandria.

Anônimo disse...

Olha gente, eu não tinha visto o blog e quando achei me deparei com uma situação que eu ja tinha visto a muito tempo!
O episódio perdido do Castelo! Olhem, Eu assisti esse episódio quando eu era pequeno, inclusive assisti diverssas vezes. Até que um dia eu perguntei pra um amigo meu na escola e comessamos a conversar sobre o Castelo e etc! Ai ele me falou q nunca tinha visto esse episódio. Ai que eu me dei conta de q ja fazia um tempo que eu não via esse episódio. Dês dai eu assisti a série diverssas vezes e percebi q esse episódio não passava mais! Ai eu me perguntei (o que aconteceu?) A rede cultura não é de fazer isso. (Pelo menos não era!) Ai eu mandei um e-mail perguntando o pq e quando eles iriam passar de novo o episódio. Eles me deram uma resposta bem estranha. Eles falaram somente q não tinham data prevista para a exibição do tal episódio. Ai hoje eu me deparei com o blog e vi q quando eu observei o tal fato ja tinham se passado 7 anos! Eu acho q as informações da wikipédia estão um pouquinho erradas. (A data) Também pode ser q sou eu q estou errado mais eu acho... eu acho que cheguei ver esse episódio até 2001. Com esse fato me fez lembrar de quando eu era pequeno e tinham alguns episódios que... Como eu posso dizer... Eram raros de passar. Ex: Folias espaciais e aquele do fundo do mar inclusive esse ai tb era raro. O raro era de ver umas duas vezes por ano e olhe lá. E quem ja tem por volta dos 17 anos e ou mais viu o decorrer da série sabe disso. E o pior é q eles faziam isso com os melhores episódios da série. Ai hoje eu lembrei de alguns detalhes do episódio que podem ajudar na busca. Alguns detalhes que ninguem falou até agora:
1- O Nino e o Etevaldo voltam na época dos Dinossauroos e no antigo egito! Antes de passarem pela biblioteca de Alexandria. (Eu me lembro até dos Dinossauros e dos Camelinhos andando pela janela da capsula)
2-O Nino encontra uma ampulheta na biblioteca e ai o Tibio e o Peronio falam da ampulheta.
3-Essa é meio inútil. A Capsula do Etevaldo ficava girando e o nino falava q parecia um liquidificador (rsrs)
Olha gente, é só disso q eu me lembro. Vamos continuar discutindo quem sabe a gente chega a sulução (Tb pq agora eu ja falei de+). Mais o engraçado é q pelas desculpas q eles dão parece q eles estão tentando esconder alguma coisa. Estranho. Mais vamos continuar tentanso falar com eles.

Anônimo disse...

Ola TV Aberta depois de mais de dez anos, estou aqui denovo. Devem se lembrar de mim, Meu nome é Fabio, que reclamou sobre aquele episodio do Castelo lembram?? So quero dizer que fraças ao meu protesto aqui surtiu algum efeito. O episodio passou, nao na Cultura mas na Rede Brasil. E eu claro gravei em VHS. E eu tenho ele aqui comigo guardadinho, nao so ele, mas todos os episodios do Castelo. So quero agradecer a voces pea força. VALEU !!!!!

Teve Aberta disse...

Fabio, nao vinha a esse blog ha uns dez anos. Que bom ler seu comentário e lembrar da época em que eu escrevia aqui. Feliz por sua busca ter surtido efeito e você ter conseguido rever e gravar o episódio. Um abraço!