Se a tevê brasileira ainda não incorporou a febre da recriação de clipes que se propaga no YouTube, a tevê espanhola, sim. Estreou este mês no canal Antena 3 o programa El Megaplayback, que propõe justamente um concurso de lip dub (vídeo em que uma pessoa ou grupo grava em vídeo a dublagem de uma música).

O pulo do gato é que não se trata de um concurso qualquer, e sim entre cidadezinhas da Espanha — 16 com população entre 5 mil e 50 mil habitantes. A campeã ao final de quatro semanas receberá 30 mil euros para criar ou transformar algo que beneficie o maior número possível de pessoas.

A Gestmusic, produtora ligada à Endemol, está por trás do formato. Cada cidade concorrente precisa reunir pelo menos 150 pessoas para registrar o clipe, com a obrigação de mostrar o que é representativo do lugar em plano-sequência — ou seja, apenas uma câmera grava a ação, sem cortes.

O resultado são vídeos super divertidos que passeiam por ruelas, praças e prédios.  A produção entra apenas com a equipe de gravação. Cabe aos concorrentes a escolha da música, das "cenas" e das locações. Bebês, crianças e até senhorinhas participam da brincadeira. São quatro cidades por edição, da qual uma sai vencedora, eleita por um júri. Quem no Brasil se habilita a comprar o formato?


A cidade de Monforte del Cid reuniu 545 habitantes para gravar o clipe de Mediterráneo, de Los Rebeldes.


Em Alcalá del Valle, 845 participaram do lip dub de Caminando por la vida, de Melendi.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde.
Quero mandar uma sugestão de pauta para vocês. Por favor, podem me mandar os contatos para que possa enviar. Fico no aguardo. Obrigada. Abraços

Anônimo disse...

Boa tarde.
Quero mandar uma sugestão de pauta para vocês. Por favor, podem me mandar os contatos para que possa enviar.
Meu e-mail é : pauta@conectecomunicacao.com.br
André Lima, assistente de redação
Fico no aguardo. Obrigada. Abraços