sexta-feira, novembro 03, 2006

Globo prepara concurso nacional de soletração

Alguém aí tem interesse em ver crianças soletrando palavras na televisão? Tipo F-A-L-T-A-M I-D-É-I-A-S C-R-I-A-T-I-V-A-S? Pois a Globo acha que sim e vai lançar um concurso para encontrar "o melhor soletrador do Brasil" entre estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio.

A competição, copiada de uma atração americana, será exibida no Fantástico (a partir de novembro) e no Caldeirão do Huck (em janeiro). O nome: Soletrando. Não, não é Roletrando — programa comandado por Sílvio Santos. Um bom soletrador percebe que há uma letra diferente: o R no lugar do S.

O vencedor do tal concurso receberá uma bolsa de estudos para bancar um curso superior. Será que a emissora pensa que um aluno de escola pública não é capaz de conseguir uma vaga numa universidade igualmente pública?

Em entrevista ao colunista Daniel Castro (Folha de S. Paulo), o apresentador Luciano Huck tentou dar sentido à idéia: "No programa, se eu falar, por exemplo, a palavra conspiração, o menino vai ter que soletrá-la e perguntar para mim o que quer dizer e qual a origem. O telespectador também aprende. Quem erra alguma letra da palavra é eliminado na hora". Te convenceu?

3 comentários:

Anônimo disse...

Este programa do Huck é uma cópia de várias atrações lá de fora,(vários quadros) onde os concursos de soletrar são populares. Quero ver é aluno de escola pública conseguir soletrar algo se eles não são capazes nem de compreender o que estão lendo.

Anônimo disse...

Quanta bobagem !!

No inglês onde o que se escreve não é o que se lê, até tem sentido esses concursos muito comuns.

Em línguas latinas vai ficar mais parecendo o velho "ditado".

No inglês se "decora" associando a palavra escrita ao som.

No português a pronuncia já determina 90% de como será escrito.

Mania de copiar os americanos - até em coisa que não se deve ! :-P

Anônimo disse...

Bem, o soletrando já foi... era mesmo uma cópia do modelo americano e foi um sucesso no Brasil. Melhor isso do que um monte de porcarias made in Brazil mesmo que vemos na tv todos os dias.