Abertura do debate; candidatos respondem uma pergunta da produção, sobre crescimento

Quem assistiu aos flashes que antecederam o debate promovido pela Band entre os candidatos à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, deve ter estranhado o desempenho de ambos no confronto. Na chegada, eles prometeram exposição de idéias e apresentação de programas de governo. Durante a atração, fizeram justamente o contrário: os dois partiram para o ataque, chegando a proferir ofensas pessoais.

Alckmin chamou Lula de mentiroso e arrogante. Lula insinuou que Alckmin tem saudade da época da tortura, em que se apurava um fato por meio de métodos condenáveis. Com o microfone cortado, o tucano chegou a gritar várias vezes e não respeitou o tempo para perguntas e respostas. Mediador do encontro, o jornalista Ricardo Boechat sequer tentou controlar os ânimos, permitindo a troca de insultos e outras infranções às regras do confronto.

A estratégia iniciada por Alckmin no debate na Band foi partir para o "tudo ou nada" e Lula se deixou envolver. Resultado: a 21 dias da eleição, a campanha na tevê começou a tomar uma forma que só pode trazer benefícios (leia-se votos) aos próprios concorrentes, e não à população. Os candidatos praticamente não apontaram o que mais interessa aos eleitores — suas propostas para o Brasil —, se concentrando em criticar um ao outro. Um jogo duro que contraria o anseio do povo por esclarecimento.


Alckmin pergunta a Lula sobre a compra do dossiê que ligava tucanos à máfia das sanguessugas


Lula comenta a política externa de seu governo, criticando FHC e Bush


Candidatos falam sobre as condições das estradas brasileiras


Alckmin questiona investimentos do governo Lula


Considerações finais dos candidatos e encerramento do debate

O primeiro vídeo do debate foi disponibilizado pelo Tevê Aberta (em post anterior) às 21h55m, horas antes do fim do confronto.

26 comentários:

Anônimo disse...

o alckmin é uma concentração de interesses da alta-burguesia, não assume isso e ainda faz feio esse papel. ele, realmente, não conhece a necessidade brasileira e muito menos a MALÍCIA brasileira. o que me decepciona é 42% de brasileiros caindo nessa.

marta suplicy disse tudo: candidato PLÁSTICO e cheio de chavões.

Anônimo disse...

Se Deus quiser,o Alckimin ganha!
FORA LULA!

Anônimo disse...

Lula não sabe de nada. Lula não responde a uma pergunta. Quem é de plástico?

Anônimo disse...

são dois péssimos representantes que temos à disposição. uma lástima. assim não há como ter esperança.
o debate foi fraco de propostas e rico em acusações e parece que é nisso que está se resumindo a política brasileira: troca de acusações...
obrigada, teveaberta, pela disponibilização dos vídeos!!!

Anônimo disse...

axo q o vladmir nao assistiu o mesmo debate que eu assisti!

o lula fazia as perguntas ao alkimin, e o tucano esquecia as perguntas e partia para as agressoes ao governo lula.
a principal impressao q eu tirei do debate é q o candidato do PSDB nem sequer tem propostas para o seu governo. pq eu nao vi nenhuma.
o Lula dominou o debate, algumas vezes tentou se dedicar a exibição de propostas, mas como nao eh muito o forte do alkimin, ele voltava a agredir o presidente.

Muito fraco esse canditado, realmente plastico, diferente do FHC e serra, que eu nao gosto, mas sao politicos, diferente do inganador Alckimin.

Anônimo disse...

lula nao fez bosta nenhuma... como tbm n faaz no seu governo! não digo q alckmin é o cara ideal p ser presidente... mas é muito melhor que lula!

quem me dera... ganhar 19 milhões por mês e não fazer nada da vida (como o excellentissimo lulinha - filho do nosso querido e inteligentissimo presidente lula) mas, para ele é normal... o filho só está crescemdo profissionalmente e ninguém tem nda haver c isso! kkkk

sonho meu ter 10% desse crescimento profissional!

Rafael Leonardi disse...

Vou pela linha da Gisele...
Fico muito decepcionado com as opções à que temos que nos submeter. Com mais decepção ainda tenho que reconhecer que cheguei a lembrar daqueles cartazes de 'Vote NULO' ao ver este debate.
Mas isto não vai mudar o Brasil. Isto não é se rebelar contra a eleição mas sim se abster de fazer a diferença.
A visão que a entrevista me passou é a visão que eu tenho do governo, o Lula é uma marionete acéfala que só está lá executando um roteiro previamente escrito por seus acessores, e qualquer pergunta/assunto não contemplado mostrava a sua real *eloquência*.
Convenhamos, não acredito que o Alckmin seja realmente o candidato ideal para o Brasil, assim como não acreditava que nenhum dos candidatos do 1o turno fosse. Porém para mudar esta instituição da roubalheira que se apossou do Brasil, fico com o candidato 'menos pior', a custo de ver outras infrações contra meus princípios, mas com o ganho de tirar o Lula e sua corja do poder.

Anônimo disse...

Nóis vai botá teto, tá tudo arranjado. Em cada cidade polo deste país? Eu vi um vídeo onde ele diz que a cidade polo de Pelotas exporta veado! Tá gravado no Youtube pra quem quiser ver.Deus me livre ter o Lula mais 4 anos. Socorro!!!

Anônimo disse...

Nao votei no Alkmin quando governador de Sao Paulo e dou minha mao a palmatoria, pois é um excelente politico de poucas palavras e muita acao, mas esse Lula o povo ja viu no que da, Marta, Erundina, todo mundo ja experimentou e viu que essas drogas MATAM, entao tenham um pouco de conciencia, um presidente de um pais nao tem que ficar 80% de seu tempo viajando pelo mundo, pra passear, sendo que meteu o pau no FHC que ele viajava muito,, olha la,, vamos colocar um presidente de respeito nesse pais,, pensem um pouco, por favor LULA de novo NAO NAO e NAO.

Anônimo disse...

Para esse ai de cima:

*consciência

ok?

é o que você devia ter para não ser tão analfabeto.

Anônimo disse...

Todos que chegam ao poder acabam sendo corrompidos, já falei para alguns que sempre votei no PT e criei um vínculo muito forte, só que me decepcionei quando vi que todos são iguais, apenas uns menos ruins que os outros.

Por situações muitas como estas que estamos vendo, não creio que ninguém mereça ser defendido. A sensação é de beco sem saída, pois os fins não justificam os meios.

Em vários discursos seu parece que foi válido tudo o que vemos e ouvimos, pra mim não. Eu não defendo isso.

Quando você diz que o povo sabe diferenciar Lula de outros políticos, não acredito nisso, pois o povo vota naquele que acha que lhe beneficiará mais. O Brasil ainda não tem consciência política. Quem vota mais no Lula, em sua maioria, por exemplo; são as classes sociais mais baixas, sem acesso a informação, não lêem revistas e trocam o canal do noticiário pelas novelas da globo ou mexicanas. É a triste realidade.

Acho que Lula pisou na Bola muitas vezes, não investigando privatizações, contratos tendenciosos, comprando votos dos deputados com o mensalão, se envolvendo em várias irregularidades como jogo de influência, quebra de sigilo, compra de dossiês (quantos ministros envolvidos), se calando com questões internacionais graves como a da Bolívia, favorecendo especuladores mantendo a política econômica do FHC (lembra-se que o presidente do BC era tucano), achatando todos nós trabalhadores com uma política de impostos abusiva, prejudicando o microempreededor, etc. E não adianta dizer que isto já existia antes de LULA, pois a esperança de quem era LULA desde o início era quebrar com tudo isso, e não ficar no "Bolsa isso ou aquilo" mantendo os pobres com migalhas, como se tivessem que estar onde estão.

Sem falar do filho do Lula que chegou em Brasília com as mãos abanando e hoje é um empresário de sucesso com mais de 15 milhões de reais de patrimônio.

Meu amigo, este governo foi muito fraco quando se pensa na expectativa que gerou, o mundo todo esta comentando como o Brasil é, um governo corrupto mantido pelos pobres.

Sabe o que eu escuto de alguns eleitores pobres que votaram em LULA. "Ele roubou mas deu para nós..."

Estou extremamente triste com o rumo desta situação, nem se defender ele se defende mais, ou melhor se defende se comparando a Cristo onde diz que até ele foi traído. Demagogia barata esta.

Sinceramente não tenho mais fé que o Brasil mude, não com o atual cenário.

Pois votamos no Lula na eleição passada com o lema "A esperança venceu o medo", agora "A decepção venceu a esperança". Por causa disso amigo, não faço campanha, nem para meu candidato, não colo adesivos no carro, isso meu pai ensinou desde pequeno, porque todos são iguais, a diferença é que uns são menos corruptos.

Quando aparece um que nos dá um pouco de esperança, acontece tudo isso que vimos, e ainda vamos ver meu amigo, pode ter certeza, que não parará por aí, seja quem for.

Pra mim os fins nunca irão justificar os meios.

Não merece meu perdão!

Vote NULO!!!
(escolha um número qualquer e confirme)!
Se nenhum dos dois alcançarem a maioria por causa dos votos nulos a lei eleitoral reconhece que o povo não que nehum dos dois e deverá haver outra eleiçõ com nomes diferentes...

Anônimo disse...

Absolutamente equivocada a idéia de que, ao se votar nulo, não permitindo que nenhum dos dois canditados alcancem soma suficiente de votos para se eleger, a eleição atual seria anulada e outra seria feita em seu lugar. A lei eleitoral contenta-se, para a diplomação do mais votado, que ele atinga a metade + 1 dos votos VÁLIDOS, isto é, descartando-se os votos inválidos (brancos e nulos)

Anônimo disse...

olha falando serio eu ganhava 1500 reais por mes com uma loja de roupa q tinha ! assim q o lula entrou meu faturamento caiu 50% e de todos meus colegas de trabalho tambem !depois d 3 anos ainda nao voltei a faturar os 1500 reais ... agora eu falo .. o q adianta transferir dinheiro da classe media pra classe baixa ??? desta maneira o rico fica cada vez + rico a classe media fica cada vez + pobre e a classe baixa continua pobre ... desta maneira vamos acabar como a argentina com 45% desemprego !!! chega ... achei do fundo do meu coração q o lula poderia errar no governo como errou agora roubar eu achei q ele não ia ... pra mim isso já eh motivo de mudar !!! pra q continuar com a mesma coisa se podemos mudar ... uma coisa eu digo .. pior q esta não pode ficar então oq estamos esperando ??? chega de lula! Agora é Alckmim vote 45

Anônimo disse...

o proprio alcimim disse no final do debate que o governo FHC foi um erro sendo que se ele ganhar são as mesmas pessoas e vao voltar a assumir os cargos importantes, entaum vai voltar a ser um erro, eu tambem queria saber porque ele naum apresenta propostas ao invez de ficar soh criticando ?

Anônimo disse...

Mas será possível que vocês tenham a memória tão curta? O bêbado do Lula é o Presidente de um governo que roubou desalmadamente, que pagou a membros de outros partidos para votarem com ele, que teve o descaramento de vir para a televisão dizer que não sabia de nada dos escândalos de corrupção (o que ou é mutreta e então ele é um mentiroso, ou é verdade e ele é um incompetente que não tem mão nos próprios ministros nem clarividência para entender o que se passa na sala ao lado - os petistas que escolham...), e que fez tudo isto depois de ter andado a campanha de 2002 inteirinha a dizer que o PT era "um partido ético e moral"!!!!!!!!!!
Serei o único no Brasil inteiro que não sofre de amnésia? Serei o único no Brasil inteiro que sabe juntar factos? Que raio de gente é esta que aceita a lei do "ele rouba mas é gente como a gente"?
Está na hora de correr com esse mentiroso - às urnas, meu povo!

Anônimo disse...

Meus Deus, olhai por nós pecadores. Não permita mais 4 anos de Lula, em nome do meu amado país Brasil !

Anônimo disse...

Realmente o amigo aí em cima pergunta se todos tem a memória curta. Acho q ele próprio sofre de amnésia, ou então é um próspero empresário beneficiado pelos governos de FHC, pq colocar o PSDB no poder de novo é simplesmente entregar de vez o país aos empresários, e tercerizar tudo, como é de prache deste modelo neoliberal (o pior é q estaríamos na contramão da história pq os países q adotaram o estado mínimo e a tercerização como grande solução, perceberam q os gastos aumentaram e estão revertendo paulatinamente este processo) . Será q o nosso nobre amigo do comentário acima se lembra das promessas de q todos os serviços iriam ser do primeiro mundo e os preços iriam despencar por causa da concorrência? o q se viu depois das privatizações? tarifas absurdamente altas e não compatíveis com os serviços prestados q continuam de terceiro mundo. Onde ocorreu mais de uma empresa prestando serviços o q se viu foi o velho cartel em q os preços são combinados . E as agências reguladoras? Elas foram criadas por FHC com o pretexto de regular e garantir os serviços públicos. E o q vimos na verdade? q elas foram criadas com outra função. a de proteger os interesses dos empresários das concessionárias tercerizadas e não garantir o cumprimento dos contratos (muitos deles determinam ampliações, melhores serviços, etc)ou garantir os direitos dos consumidores, enfim, um caos generalizado. E as falácias dos planos de saúde? e a compra dos votos para a releição de FHC? e as negociatas envolvendo as concessões de rádios FM e tevês? Muita podridão, q nunca foi apurada, e sim engavetada, escondida a sete chaves. se ficar aqui lembrando e escrevendo não existirá espaço pra mais nada. acho q só o fato do Ministério Público e a Polícia Federal poderem atuar livremente já é um grande passo pras coisas melhorarem. Não sou PT, e nem votei no LULA no primeiro turno, mas agora tenho q votar naquele q não entregue o resto do q nós temos aos estrangeiros. Voto Lula no segundo turno!

Anônimo disse...

"Não sou PT, e nem votei no LULA no primeiro turno, mas agora tenho q votar naquele q não entregue o resto do q nós temos aos estrangeiros."

Alguém avise a esse cara que o LULA ENTREGOU A PETROBRAS PRA BOLIVIA!

LULA É ENTREGUISTA! MAIS DE UM BILHÃO DE DÓLARES, E EVO/CHAVEZ AINDA CURTIRAM ESSA HUMILHAÇÃO A NOSSAS CUSTAS.

Anônimo disse...

Se o debate da band naquele dia fosse na globo, a melhor música de fundo para o alkimim seria a do fantástico: "é fantástico...o homem de plástico....". Realmente, o que é aquilo,gente? kakakakaka..

Priscyllinda disse...

O que eu vi no debate foi um "robô" chamado Alkmin. Decorou um monte de mentira que foram logo desmentidas pelos dados reais que Lula levou ao debate... O Lula levou as estatísticas sim, o que faz um bom debate não é ter "decorado" números e sim ter respostas!!! coisa que o Alkmin não teve... Lula de novo com a força do povo!
Esse "robô" do Alkmin que ser o capacho dos EUA novamente... destruir todas as nossas conquistas no cenário mundial nem pensar!!!

Sou mais LULA!!!

Anônimo disse...

Acredito que a resposta que o Alckimin mereceu, após o debate na Bandeirantes, se deu nas últimas pesquisas, mostrando o homem de plástico despencando. SEGUUUUURA PEÃO!

Anônimo disse...

É isso aí Pry! Fora este sistema neoliberal falido que só priveligia os poderosos. O pior é que parte da "classe média burra" que tá ferrada mas para não perder a pose e se sentir também poderosa, acaba acatando as preferencias dos banqueiros e grandes empresários. Saca aqueles que comem sardinha e quando arrotam dizem que foi caviar? Que estão com o IPTU atrasado mas não deixam de se endividar pra aparentar o que não são? Pois é, estes é que jamais deveriam apoiar Alckimin. Mas ainda existe gente que sabe da nossa história ou sentiu na carne o que é ser capacho.

Anônimo disse...

Eu acho que esse debate serviu sim para mostrar que na verdade o Lula nem sabe o que acontece no seu próprio governo,que ao invés de decorar numeros do governo FHC,ele deveria ver o que realmente acontece na sala ao lado e responder sim as perguntas que lhe foram feitas porque muitos de nós queriamos saber o que ele tinha para dizer.
Agora temos a certeza em quem votar no segundo turno,+ quatro anos nem pensar Lula!!!

Anônimo disse...

Este Alckimin é uma farsa! Mais um boneco construído pra atender aos interesses dos que já sabemos quem são.
Ontem ele desmentiu seu proprio programa de Governo (impresso na página 46) que diz respeito aos "ajustes" com a diminuição do Estado. Diminuir o Estado é privatizar, tercerizar, transferir responsabilidades e onerar nossos bolsos. Hoje vários economistas renomados internacionalmente( doutores da UFRJ, USP, FGV) declararam nos jornais que " a privatização é uma confissão de incapacidade de gestão. E o país acaba perdendo ativos importantes". E constataram que o Fernando Henrique privatizou, principalmente a Vale do Rio Doce, para fechar as contas. O problema é que as privatizações não resolveram o problema da diminuição da dívida pública, pelo contrário, aumentou-se o endividamento porque o governo usou dinheiro público vindo do BNDES para financiar os compradores. Só mesmo aqui no Brasil vende-se seus melhores ativos pra alguém e ao invés de receber o dinheiro, financia a juros baixíssimos o próprio comprador. Seria engraçado se não fosse tão trágico. A quem interessa a volta do PSDB no poder? Reflitam.

Anônimo disse...

A LUTA PELA MUDANÇA É A LUTA PARA AFIRMAR E PRATICAR OS PRINCIPIOS E AS POLITICAS QUE CONSTAM NAS TESES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES.

QUEM FALHOU, FORAM DETERMINADOS POLÍTICOS, CORROMPIDOS, COMO SERIAM GRANDE PARTE DOS QUE AQUI COMENTARAM. OS QUE INVEJARAM O FILHO DO LULA E QUE GOSTARIAM DE OCUPAR SEU LUGAR, APROVEITANDO O FAVORECIMENTO QUE O PODER POLITICO PERMITE.

OS QUE FALAM DA IGNORANCIA E ESTUPIDEZ, QUERENDO SE COMPARAR A UM LIDER METALURGICO QUE CHEGA A PRESIDENCIA E DIALOGA COM O MUNDO SOBRE A FOME E POLITICA MACROECONOMICA SEM SCRIPT.

DISCORDEM DELE, MAS APRENDAM. QUESTIONEM A CORRUPCAO, MAS NAO SE CORROMPAM NO DIA A DIA. PEQUENAS CORRUPCOES QUE REPRODUZEM AS MESMAS PRATICAS DE BRASILIA.

NAO DUVIDO QUE AUTORES DOS COMENTARIOS AQUI PRESENTES, SOFRAM COM A POLITICA ATUAL, COM AS NOTICIAS CONVENIENTES.

NAO TEMOS PROVAS, MAS TEMOS NOTICIAS (NAO ISENTAS).

QUALQUER CORRUPCAO DESCOBERTA, ABRE PAGINAS DOS GOVERNOS ANTERIORES E JOGA NA LAMA, LULA, FHC E COLLOR.

AINDA ASSIM, O GRUPO POLITICO DE LULA REPRESENTA, EM PARTE, UMA MUDANCA SIGNIFICATIVA NAS POLITICAS REDISTRIBUTIVAS E, DISTRIBUIR RENDA, SIGNIFICA TIRAR DE UNS E PASSAR A OUTROS. DINHEIRO NAO DA EM ARVORE.

A QUESTAO É... DE QUEM TIRAR... PARA QUEM REPASSAR?

INTEGRANTES DO GOVERNO LULA TEM REPASSADO PARA AMIGOS E, PROVAVELMENTE PARA O PROPRIO BOLSO. MAS EXISTEM SERVIDORES, TECNICOS, GESTORES QUE ENTRARAM PARA ATUAR DE OUTRA FORMA.

PENSANDO E PRATICANDO UM PAIS DECENTE QUE REALMENTE ENFRENTE A POBREZA E CONSTRUA OUTRA ECONOMIA.

TENHO FÉ. VOTO EM LULA. ACREDITO EM GRANDE PARTE DE SEUS PROGRAMAS E POLITICAS PORQUE FORAM CONSTRUIDAS POR PESSOAS SERIAS.

VOTO EM LULA. OS COMENTARIOS ACIMA JUSTIFICAM.

TEMOS MUITO PRA FAZER. QUEM TEM TEMPO PARA COMENTARIOS NA INTERNET. TEM TEMPO PRA PEQUENAS TRANSFORMACOES. TEM TEMPO PRA MEXER NA REALIDADE BRASILEIRA.

DEIXEM DE GASTAR ENERGIA COM PRECONCEITOS E PARTAM PARA PRATICA DIARIA DE UMA POLITICA DIFERENTE DA QUE JULGAM NO MOMENTO.

CORRUPCAO NASCE EM CASA, SE CRIA NA ESCOLA E SE DESENVOLVE NOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS. FACA SUA PARTE E ACABE COM A CORRUPCAO AO SEU LADO. CONSTRUA OUTRA CULTURA.

ABRACOS E BOM VOTO LIVRE. O PAÍS ESTA MELHOR QUE ONTEM.

Anônimo disse...

JOAO SAID

É ALCKMIM E NÃO

"Alckimin" COMO VOÊ DISSE!

NISSO QUE DEU A EDUCAÇÃO QUE O LULA DESENVOLVEU NO PAÍS! RSRSRS