Abertura do debate; candidatos apresentam suas propostas para a segurança (vídeo adicionado 40 minutos após o fim da atração)

Nem Lula, nem Alckmin: o destaque do debate entre os dois presidenciáveis promovido pelo SBT na noite de hoje foi... Ana Paula Padrão. A jornalista comandou o confronto misturando momentos de tranqüilidade e firmeza. Segura e experiente, a âncora do telejornal SBT Brasil conseguiu se comunicar devidamente com os telespectadores e ainda interveio — sem grosserias — quando ambos os candidatos teimaram em exceder o tempo estipulado para suas falas. Não à toa, Luiz Inácio Lula da Silva brincou após o fim do encontro: "Como toda mulher, ela nos controlou".

Outro acerto da produção do debate foi a criação de um bloco no qual os presidenciáveis deveriam apresentar propostas sobre quatro temas sorteados (agricultura, corrupção, saúde e segurança), em vez de trocarem perguntas. A idéia pode não ter sido integralmente posta em prática (por culpa dos candidatos, que fique claro), mas deve inspirar um novo modelo de confronto. Neste momento, Lula e Alckmin preferiram trocar farpas, criticando o modo de governar do PSDB e do PT, respectivamente.

Por conta das acusações de que foi agressivo no debate na Band, o tucano preferiu não partir diretamente para o ataque contra o petista. Já o presidente, manteve o mesmo comportamento apresentado no encontro anterior, inclusive repetindo o nervosismo no primeiro bloco (mexendo insistentemente no bolso do paletó). Apesar do clima mais ameno, houve espaço para uma forte oposição de idéias, deixando claro para o eleitor que os dois candidatos defendem projetos antagônicos para o Brasil. Um serviço que o SBT ajudou a prestar ao país.


Lula e Alckmin falam sobre a saúde no primeiro bloco


Crescimento é tema de pergunta de Alckmin a Lula no segundo bloco


Lula pergunta a Alckmin sobre privatização de empresas estatais


Alckmin volta a levantar a questão da saúde


Programa Luz para Todos gera discussão entre os candidatos


Considerações finais e encerramento do debate

Veja no arquivo do Tevê Aberta os vídeos de outros debates entre os presidenciáveis

7 comentários:

Anônimo disse...

Legal, o único local que consegui achar os videos do debate...

Parabéns, e vocês precisam divulgar mais o site!

Abraços!

Tevê Aberta disse...

Gleyson,
bem que gostaríamos que o site fosse mais visitado, mas não sabemos como divulgá-lo. Apostamos ainda no boca-a-boca. Espalhem por aí que o site é bom (se acharem isso mesmo)! Até!

Anônimo disse...

Cara, parabéns, muito bom!
E pode contar comigo para a divulgação boca a boca, já passei o link para alguns amigos para assistirem ao debate!

Anônimo disse...

excelente, videos ordenados, simples de assistir
(pena que demandam banda larga e não podem ser vistos off-line)
vou divulgar este site para os amigos, parabéns

André Bezerra disse...

Rapaz... Esse site é muito legal!
Eu não pude assistir ao vivo, mas assisti aqui!
Parabéns!

Anônimo disse...

Olá
Foi o único lugar que consegui achar os vídeos do debate. Tenho um site dedicado a Ana Paula Padrão, você poderia me enviar esses vídeos?

Tevê Aberta disse...

Ariel, André e Alex,
obrigado pelos elogios e voltem sempre ao Tevê Aberta!

Priscila,
clique duas vezes no player dos vídeos para abrí-los no YouTube, copie o link "embeded" que aparece na lateral direita e cole no html do seu site. Assim, todos os vídeos vão aparecer lá. Boa sorte!