Primeira parte da entrevista

O "veneno" que William Bonner e Fátima Bernardes lançaram sobre Geraldo Alckmin e Heloísa Helena não atingiu Cristovam Buarque. Em entrevista aos jornalistas, nesta quarta-feira, no Jornal Nacional, o candidato à Presidência pelo PDT conseguiu se desvencilhar das "armadilhas" planejadas pelos apresentadores (que não são de todo negativas, já que poderiam servir para esclarecer algumas dúvidas em relação ao pedetista), ressaltando o despreparo do casal.

Bonner teve hoje seu pior desempenho em toda a série de entrevistas. Começou fazendo um trocadilho infame com o fato de Cristovam ter a educação como sua principal plataforma política: "Como governador, você não conseguiu se reeleger, não passou na prova das urnas". E, ao ouvir o candidato afirmar que criou o Bolsa Escola, tentou desmentí-lo: "Não foi uma criação do governo de Campinas?". O pedetista, então, explicou que publicou um livro em 1986 propondo a implementação do programa.

Com a oportunidade de falar sobre o assunto que domina, Cristovam citou avanços de sua gestão à frente do Ministério da Educação e ainda alfinetou o governo Lula. Bonner voltou a tentar desmentir o candidato, apontando que a taxa de analfabetismo não caiu nos anos em que o pedetista foi ministro. O problema: "esqueceu" que o dado levava em conta o crescimento populacional, o que pode ter mascarado uma queda do número de analfabetos no país.


Segunda parte da entrevista

O jornalista ainda cometeu um terceiro barriga (erro, na gíria do jornalismo), ao dizer que era impossível aumentar o salário dos professores para R$ 800 porque "não há previsão orçamentária para isso". Cristovam rebateu: "não tem neste orçamento, eu quero ganhar para botar no próximo". Balanço final da entrevista: 3 para Cristovam Buarque, 0 para o "casal Jornal Nacional".

Nesta quinta-feira, o telejornal encerra sua série de entrevistas com os principais presidenciáveis. Quem senta na bancada do JN é Lula, candidato à reeleição. Confira a entrevista na íntegra aqui, no Tevê Aberta, duas horas após o fim do jornal.

8 comentários:

Kika disse...

Nossa, que trabalho legal o seu, de disponibilizar essas entrevistas na íntegra e com qualidade. Perdi a entrevista da Heloísa Helena mas graças ao seu blog consegui assistir e mudei meu voto imediatamente!

Anônimo disse...

Gostei de ver! Belo trabalho, divulgar as entrevistas neste blog.

Assisti as 3 entrevistas, até agora, Cristovao foi o que se saiu melhor, o pior achei Geraldo, tava meio perdido, ainda nao se encontrou nessa eleição, já Heloisa Helena, se saiu um pouco melhor que Alckmin o problema é que ela está se empolgando demais pelos pontinhos conseguidos nessa nova pesquisa do Ibope.

Vamos aguardar a de Lula para ver no geral quem se saiu melhor.

Abraços a todos, e vamos escolher nossos candidatos conscientemente. Colocando sem duvida em primeiro lugar a Educação.

Anônimo disse...

O pior é ver Bonner fazendo aquela "cara" irônica como se fosse o maior dono da verdade tentando contradizer Cristovão. Bonner e Fátima são bons apresentadores. Mas é só. Falam muitas bobagens e são muito arrogantes. Nessas entrevistas, percebo q eles estão mais preocupados em difamar os candidatos do que realmente ouvi-los.

Ernani César, Brasília.

Anônimo disse...

O Cristovam é muito bom, me diverto ao relembrar-me do eterno debate entre ele e o Roriz (governador do DF) nas eleições de 1998. Acreditem que o Roriz tinha todas as suas perguntas já escritas por acessores, lia-as em frente às câmeras e inclusive lia as réplicas (mas é impossível já ter réplicas! Laughing), mas o que ocorreu realmente foi fogo.

Na última semana da eleição o Roriz prometeu um aumento imediato de 28% para os funcionários públicos já em janeiro e disse que era má vontade do Cristovam não querer dá-lo. Por óbvio não deu. A demissão tb parece q foi muito mais por ele ter ido a público reclamar constantemente. Alguns excessos de estrelismo dele tem prejudicado sua carreira

Anônimo disse...

Porque apagaram o video de lula?


nao entendi!

Anônimo disse...

Apareceu aki!

desculpa ai!

Vlw

Anônimo disse...

eu tenho que fazer um trabalho sobre exatamente a plataforma politica desses candidatos intrevistados
e eu peguei bem cristovam


quero parabenizar a esperteza dele
pensei que nao fosse assmi
quem tiver o maximo de coisas sobre ele
me passe por favor!

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado