Candidatos criticam a ausência de Lula no debate

A Band promoveu na noite desta segunda-feira o primeiro debate na tevê entre os candidatos à Presidência da República. O confronto foi mediado pelo jornalista Ricardo Boechat e marcado por um tom de cordialidade entre os presidenciáveis. As críticas ficaram reservadas à ausência de Luís Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição. O não-comparecimento do petista, aliás, esfriou o debate, já que o atual presidente seria o alvo preferencial dos demais concorrentes.

A falta de embates contribuiu para que o confronto se mantivesse morno, sem polêmicas e novidades. Em alguns momentos, o programa pareceu ser um "papo de comadres", com troca de elogios rasgados e perguntas fáceis de serem respondidas. O único destaque foi a participação do comentarista político Franklin Martins, que, em suas duas intervenções, pressionou Geraldo Alckmin e Heloísa Helena com perguntas sobre a segurança em São Paulo e a queda da taxa de juros, respectivamente.

Ricardo Boechat teve desempenho regular, se reservando a esclarecer as regras do debate. Ao invés de verdadeiramente mediar o encontro — exigindo, por exemplo, que os candidatos aproveitassem o tempo da réplica para comentar a resposta do outro presidenciável, e não divulgar suas próprias propostas —, preferiu não interromper os políticos. Outra opção questionável foi o uso de fichas (folhas de papel com o texto que o apresentador deveria ler) no lugar do teleprompter. Resultado: Boechat apareceu quase o tempo todo de cabeça — leia-se careca — baixa.

Ainda assim, o debate promovido pela emissora serviu como uma primeira oportunidade para que o eleitor conheça algumas das propostas de cinco dos seis candidatos a ocupar o Palácio do Planalto.


Franklin Martins pergunta a Alckmin sobre o crescimento do PCC


Heloísa Helena explica como pretende baixar a taxa de juros


Candidatos trocam elogios

Volte à página inicial do Tevê Aberta e confira as novidades.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a idéia desse blog e a forma como a pessoa que o "edita" realiza a seleção pelas informações. A busca dos vídeos maravilhosa. Acho uma ótima forma dos que não têm muito tempo para acompanhar a TV se atualizar. Parabéns ao idealizador desse projeto!

Felipe Cola disse...

Parabéns pelo excelente blog! Gostei muito da forma como os assuntos são abordados e também da qualidade dos textos.

Peço autorização para linká-los em meu blog pessoal. Grato.

Anônimo disse...

achei bastante lúcida a parte da réplica do buarque em que ele diz que não há como prever o valor da taxa de juros em seis meses. lamentável que a candidata HH não tenha respondido a isso. HH falou sobre sua história (que apesar de bonita não significa crédito) e inflamou-se contra os banqueiros e especuladores. Resposta concreta que é bom, nada.

Anônimo disse...

Muito boa a qualidade dos videos e de sua edição.Percebe-se também que não é apenas um blog de uma pessoa só e sim de um grupo de pessoas que sabem escrever muito bem(talvez jornalistas), porque cada matéria tem a caracteristica do seu escritor, mas o melhor é que apesar disso existe a preocupação com a homogeneidade dos textos,trabalho este do editor, como nos grandes veículos de comuniação. Parabéns pela qualidade deste blog.Sucesso.

Thompson disse...

Parabéns pelo seu trabalho!
obrigado por disponibilizar um bom conteúdo!
abraço