Preparado para uma maratona? A partir de hoje, a Olimpíada de Pequim passa a dominar a programação da tevê aberta. Globo e Band dividem os direitos de transmissão; as demais redes cobrirão apenas para seus telejornais. Por conta da diferença de fuso horário entre Brasil e China, as competições serão exibidas das 22h às 13h.

A abertura oficial será na sexta-feira, às 9h, mas os jogos começam antes. Nesta quarta, por exemplo, a seleção feminina de futebol do Brasil enfrentará a da Alemanha às 6h; na quinta, é a vez do time masculino encarar o da Bélgica, no mesmo horário.

:: Na Globo

A Globo levou para Pequim 190 profissionais, para cobertura esportiva e jornalística. Entre eles, os repórteres Pedro Bial, Sônia Bridi, César Tralli, Ernesto Paglia, Pedro Bassan, Marcos Uchôa, Glenda Kozlowski, Tadeu Schmidt e Mauro Naves, o narrador Galvão Bueno e os comentaristas Tande, Oscar Schmidt e Gustavo Borges.

As transmissões serão ancoradas de dois estúdios, um na China e outro no Brasil. Aqui ficaram os comentaristas Edson Luciano (atletismo), Leila (vôlei de praia), Sidney Dal Rovere (boxe), Hortência (basquete), Andréa João (ginástica artística) e Rogério Sampaio (judô).

As notícias quentes de Pequim irão ao ar no Bom Dia Brasil, devido ao fuso; Jornal Hoje e Jornal Nacional terão matérias mais elaboradas; Jornal da Globo adiantará o que está previsto para o dia seguinte.

:: Na Band

Com programação mais flexível, a Band promete dedicar 15 horas diárias à cobertura dos Jogos Olímpicos. Para isso, suspendeu temporariamente quase todos os programas normalmente exibidos entre 22h e 13h, com algumas exceções — o CQC, por exemplo, entrará mais cedo.

A emissora divulgou que terá 200 profissionais em Pequim, mas incluiu na conta as equipes do BandSports, da Rádio Bandeirantes e da Bandnews FM. Os principais nomes são Luciano do Valle, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto, Osmar de Oliveira, Álvaro José, Renata Fan, Luize Altenhofen, Guilherme Arruda, Sergio Gabriel e Felipe Andreoli (do CQC). Virna (vôlei) e Luiza Parente (ginástica) comentarão as competições in loco.

Haverá um telejornal exclusivo para notícias esportivas, o Jornal das Olimpíadas, com horário variável. A estréia está marcada para sexta-feira, às 21h45.

O SBT será representado por 15 profissionais, sendo três repórteres: Sérgio Utsch, Marcelo Torres e Giovana Vitola; a Record, por 24, com os jornalistas Roberto Cabrini, Arnaldo Duran, Carla Cecato e Catarina Hong.

2 comentários:

Anônimo disse...

vou passar a madrugada assistindo a olimpiada. deveria durar sempre, pra ter programacao ao vivo depois da meia-noite.

Anônimo disse...

Cade o cabrini? Nao vi nem um dia na tv.