Foi como um último capítulo: o mistério acerca da identidade da assassina de Marcelo, mantido desde a estréia de A Favorita, foi desvendado na noite de hoje [reveja no vídeo acima]. Ameaçada de morte por Donatela, Flora revelou que matou o homem de quem era amante, com direito a cenas em flashback sempre presentes nos desfechos das tramas do tipo "quem matou".

O público muito especulou e chegou a criar histórias mais inventivas que a de João Emanuel Carneiro. Teria sido Gonçalo, Silverinha, Dodi. O autor deu pistas falsas e pode ter decepcionado parte dos espectadores, que torciam por Flora.

Foi como um primeiro capítulo: a partir da revelação e do assassinato de Salvatore, a novela começa novamente. Não à toa João Emanuel pôs Cláudia Raia chorando debaixo de chuva, exatamente como fez com Patrícia Pillar na estréia da trama. Flora deixou de ser a mocinha injustiçada, papel agora assumido por Donatela, a verdadeira Favorita.

Com sua primeira novela das 21h, o autor vem subvertendo a fórmula dos folhetins. Atingiu o ponto máximo na edição de hoje, praticamente criando um novo gênero: duas novelas em uma. Mas não está livre de deslizes. Várias lacunas ainda precisam ser preenchidas: por exemplo, Flora e Donatela se encontraram e brigaram muitas outras vezes, então por que somente desta vez a ex-presidiária admitiu o crime?

A direção de A Favorita também derrapou. No capítulo de hoje, Patrícia Pillar mudou totalmente seu estilo de interpretação. Vinha fazendo uma Flora doce e sofrida, passou a ter características de psicopata e de malandra. Cláudia Raia segue com atuação apenas mediana, num papel que merecia uma atriz melhor.

Na semana passada, os boatos de que Flora era a real assassina da novela dividiram o Tevê Aberta. Ficou a questão: que motivos ela teria para remexer o caso, depois de cumprir pena de 18 anos? Hoje, João Emanuel Carneiro nos convenceu que mais vale acompanhar um autor que te conduz por caminhos surpreendentes, ainda que obscuros, do que outro que te leva em linha reta, revelando desde o início o ponto final. Sigamos em frente.

Leia também
João Emanuel tira o fôlego com capítulo de Favorita
Clima de pornochanchada em Guerra e Paz

22 comentários:

Anônimo disse...

O melhor capítulo de toda a novela foi esse! Com certeza.

Anônimo disse...

foi demais, muita gente não esperava por essa.
todas novelas deveriam ser assim.

Anônimo disse...

A cena do assassinato não ficou muito bem feita! E o ator escolhido pela globo não combinou com o personagem Marcelo. Mas tenho que admitir que a novela é boa.

Anônimo disse...

Realmente, foi uma cartada bem original do autor, porque há menos de um mês a Flora parecia um anjinho dotado de meiguice. Pelas chamadas de estréia da novela, qualquer um diria que ela era a mocinha sofredora.

ricardo disse...

essa novela é fera

Anônimo disse...

Nossa que podre!!!!!! que porcaria de novela...
Que sentido faz??? uma mulher ficar 18 anos na cadeia e sair pra fazer maldade novamente??? Querendo ou não ela já pagou pelo crime... No final, quero ver como vai fazer ela pagar denovo.... no minimo vai fazer ela matar mais uns 10... lixo!! lixo!! e rede globo nao sabe que bosta inventar depois de zorra total....
Bom, pelo menos se pô à altura de Mutantes.

Pantanal!!!! Pantanal Pessoal!!!... faz bam mais sentido....

Anônimo disse...

Flora assassina????
FALA SÉRIO SR. AUTOR!!!!
Que falta de originalidade!!
Nem vou ver essa novela mais!

Anônimo disse...

Cara...que novela é essa!!! Perfeita
Saiu daqueles malditos cliches e não enche linguiça mostrando mutantes e essas palhaçadas.
Eu tava morrendo de dó da Flora agora nem sei mais o que pensar.
Esse autor é brilhante e Patricia Pillar, Claudia Raia e Mariana Ximenes são show.

Anônimo disse...

Mmmmm.. adorei.. finalmente algo inteligente numa novela!!
Obrigada pelo post.. perdi ontem :*

Anônimo disse...

Odiei o Capítulo de ontem de "A Favorita". Na verdade, conversei com muitas pessoas sobre o assunto, e todas elas compartilham da mesma opinião. Nos sentimos decepcionado com o fato de a Flora ser a assassina. Esperamos que o SBT coloque alguma coisa melhor no mesmo horário.

Anônimo disse...

Muitobom, um dos melhores capitulos de novela dos ultimos tempos, melhor que muito filmeco americano por ai...

Anônimo disse...

Confesso, nunca assisti essa novela, e o zum-zum-zum do capítulo de ontem é um clichê antigo do tipo "quem-matou-odete-hoitman". Sempre a mesma coisa. A Globo deve estar desesperada para aumentar o ibope dessa novela, colocando a mocinha como a bandida da história, são reviravoltas que não tem sentido. Fico a pensar que daqui a pouco, toda a grade da Globo será utilizada só pra divulgar essa novela. Estava assistindo um filme no corujão e tava lá uma vinheta da novela. Eita desespero!

Anônimo disse...

As pessoas que não gostaram são todas umas previsiveis...querem sempre a mesma historía patetica

Anônimo disse...

Achei surpreendente!!! mas eu gostava da idéia de a flora ser injustiçada e depois de 18 anos conseguir provar sua inocencia...
Mas e agora pra onde vai a trama a flora, que é má vai conseguir fazer um monte de gente boa acreditar nela??? será que tem fundamento. Bom se a intenção do autor foi criar uma polêmica, conseguiu.

Anônimo disse...

A Flora me enganou!!!!!!!!!!
Ótima cena!!!!!!!!!!
Patricia Pillar em excelente atuação!!!!!!!!

Unknown disse...

Tenho que concordar! Flora era super boazinha meiga e depois q nós descobrimos q ela é assassina a Patrícia Pilar fica fazendo caras e bocas de assassina! Assim não dá ne?
Agora eu to gostando da Cláudia Raia sim, ela não mudou está no mesmo tom desde o início. A Donatela não é perfeita, tipo mocinha de novela de época.
Mesmo estando injustiçada e agora sendo a favorita, Donatela não "desce redondo". O que é bom, também, ela não é a boa óbvia.
Agora como eu torcia pela Flora... será que mesmo confessando ela é mesmo a assassina? Acho q tinha um outro alguém q matou o Marcelo e nem ela sabe. Tipo Lisbela e o Prisioneiro!

Anônimo disse...

aPATRICIA ELA ESTA FAZENDO "BEM"(NAS SUAS VISTAS) O PAPEL DEVIDO A SUA CONVIVENCIA COM POLITICOS,ELA APRENDEU TANTO A MENTIR..QUE ACREDITA NA PROPRIA MENTIRA...JÁ CLAUDIA ELA NÃO PODE FAZER MUITA COISA PQ O AUTOR..PARECE QUE QUER USA=LA SÓ EM TAMANHO..PQ ELA TEM TAMANHAO..MORAL PRA SE ASSASSINA..MAIS É UMA burra...NÃO SABE OUVIR...FAZ TUDO PELA EMOÇÃO E SE PERDE..ELA ESTA FAZENDO MUITO BEM...PARABENS CLAUDIA!!!!PATRICIA SEMPRE FOI CANASTRONA...

Anônimo disse...

aPATRICIA ELA ESTA FAZENDO "BEM"(NAS SUAS VISTAS) O PAPEL DEVIDO A SUA CONVIVENCIA COM POLITICOS,ELA APRENDEU TANTO A MENTIR..QUE ACREDITA NA PROPRIA MENTIRA...JÁ CLAUDIA ELA NÃO PODE FAZER MUITA COISA PQ O AUTOR..PARECE QUE QUER USA=LA SÓ EM TAMANHO..PQ ELA TEM TAMANHAO..MORAL PRA SE ASSASSINA..MAIS É UMA burra...NÃO SABE OUVIR...FAZ TUDO PELA EMOÇÃO E SE PERDE..ELA ESTA FAZENDO MUITO BEM...PARABENS CLAUDIA!!!!PATRICIA SEMPRE FOI CANASTRONA...

Anônimo disse...

+ UMAZINHA..SEMPRE ACHEI A FLORA ASSASSINA..PELO JEITO..INFERIOR QUE OLHAVA PARA DONATELA,INVEJA,ESSAS COISAS ELA DEIXAVA ESCAPAR..MUITA EXPLICAÇÃO...ISSO SÓ SERVE PARA QUEM É PERITA NO ASSUNTO O QUE ME ENVERGONHEI...FOI VER UMA DELEGADA FAMOZA..NO FANTASTICO AFIRMANDO SER A DONATELA...HAHAHAHHH!!ACUSOU A DONATELA PQ?POR CAUSA DO TAMANHO?
TAMANHO NUNCA FOI DOCUMENTO...
QUE LÁSTIMA!!!PQ É MULHER DE POLÍTICO?RSRSRSR ELA NÃO PODERIA SER ASSASSINA? AÍ MESMO QUE ROLA...ACHO QUE PATRICIA NÃO MUDOU NADA ,AGORA .ELA FICAR SOFISTICADA É QUE VAI SE DIFÍCIL!!!!KKKKKKKK

Anônimo disse...

Excelente sacada do autor. Chega de mesmisses! Os fanáticos da Record(leia-se igreja universal) estão incomodados com o fato da novela ter estourado e os Mutantes estar murchando aos poucos como um balão de final de festa infantil.

Anônimo disse...

A FAVORITA É PANTANAL e pega no meu...controle remoto

Anônimo disse...

Poderia colocar aquele do vei morto, foi massa, mais esse foi o melhor de todos sm duvida





anonimo!